[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Chile detecta e controla surto de nova gripe em perus


20 de agosto de 2009 • 23h05 • atualizado às 23h05


As autoridades chilenas detectaram e controlaram um surto de gripe A em perus em duas fazendas na região de Valparaíso e notificarão a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) sobre o caso.

O Serviço Agrícola e de Criação de Gado (SAG) informou hoje em comunicado que detectou o vírus em duas fazendas criadoras de perus da empresa Sopraval, depois de detectar uma queda na produção de ovos, no dia 13 de agosto.

O SAG determinou quarentena, aumentou a segurança nas fazendas e estabeleceu medidas de controle do movimento das aves e testes de laboratórios para evitar a difusão da doença, entre outras medidas de precaução.

Na quarta-feira, a presença do vírus da gripe aviária foi descartada e um vírus do subtipo H1N1, que é comum nos perus, foi confirmado, segundo o comunicado.

Hoje o vírus da gripe A foi confirmado, o que será comunicado à OIE, relata esta instituição.










Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: