[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de março de 2009

Temporal alaga a capital, traz caos ao trânsito e prejuízos à Grande São Paulo


Publicada em 17/03/2009 às 18h14m

O Globo, CBN

Enxurrada interditou parcialmente a Avenida 9 de Julho na tarde desta terça-feira. Foto: Ricardo Bakker/DISP

SÃO PAULO - O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira trouxe caos à cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou todas as regiões em estado de atenção e o bairro do Ipiranga, na zona sul foi colocado, em estado de alerta. Três barracos desabaram no Ipiranga. Mas, de acordo com a Defesa Civil, não houve vítimas. A zona sul foi a mais castigada pela chuva forte com vários pontos de alagamentos e transbordamento de córregos. A tempestade também causou prejuízos no ABC paulista. Até agora, não há notícias de vítimas nessa região. (veja as imagens)

O Centro de Gerenciamento de Emergências decretou estado de atenção em toda a cidade por volta das 16h, quando o ceú escureceu e a chuva desabou. Por volta das 18h, a cidade tinha cerca de 60 pontos de alagamentos. Os córregos Ipiranga e Ribeirão dos Meninos, na zona sudeste, transbordaram e inundaram ruas próximas. Na Avenida Ricardo Jafet, na zona sul da capital, os bombeiros foram chamados para resgatar pessoas que ficaram presas em carros, no meio da enchente Muitas pessoas subiram no teto dos veículos, na Avenida do Estado, para escapar da enxurrada.

Há alagamentos também na Avenida Nove de Julho, na altura do centro da cidade, e na Avenida Alcântara Machado, na zona leste. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve que interromper a circulação dos trens da Linha 10-Turquesa, que liga a estação da Luz, no centro da capital, até Rio Grande da Serra. Os trens não circulam entre as estações Santo André e São Caetano, desde 15h50m, porque o trecho ficou inundado. Nos trechos entre Luz e São Caetano e Rio Grande da Serra e Capuava, os trens estão circulando sem restrição. A operação será normalizada assim que o nível da água baixar, diz a CPTM.

Chuva alaga rua na zona leste. Foto: Colaboração Isabela VistueA Via Anchieta está completamente interditada na altura do km 13, em função do transbordamento do Ribeirão dos Couros. Há lentidão nos dois sentidos, informa a concessionária Ecovias. A alternativa para o motorista que segue sentido São Paulo é utilizar a saída do km 23 ou 18. Para quem segue sentido litoral, a alternativa é utilizar a Rodovia dos Imigrantes.

O acesso à Avenida Lions, em São Bernardo do Campo, no km 16 da Via Anchieta, no sentido capital, também está interditado devido a um alagamento. De acordo com concessionária Ecovias, o tráfego está lento no local. Todas as entradas para a cidade de São Caetano do Sul foram inundadas e o município está praticamente isolado. Há informações de que vários bairros tem alagamentos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomenda que os motoristas adiem a volta para casa. A capital paulista tinha 166 quilômetros de trânsito lento, registrados por volta de 18h20m. As principais vias da zona leste estão com trânsito parado. Há lentidão também na Avenida dos Bandeirantes, no corredor norte-sul e nas Marginais Pinheiros e Tietê. A Avenida 9 de Julho tem pontos de alagamento. Na Avenida Rebouças, os semáforos estão desligados o que causa muita lentidão.

De acordo com AES Eletropaulo, vários pontos da capital e da Grande São Paulo estão sem energia porque a rede elétrica foi afetada por ventos, descargas elétricas e quedas de árvores. De acordo com a empresa, os alagamentos prejudicam o trabalho, porque dificultam o acesso das equipes aos locais com problema. Segundo a AES Eletropaulo, no município de São Paulo, foram afetados principalmente trechos dos bairros de Pirituba, Casa Verde, Pinheiros, Vila Clementino, Jardim Aeroporto, Planalto Paulista e região central, além de pontos espalhados pelo Grande ABC.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: