[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de março de 2009

Em três horas, chove metade do previsto para março em SP


Volume foi registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuva alagou Ipiranga e ABC, parou trem e complicou o trânsito.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo


Chuva deixou ruas alagadas na região do Ipiranga (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em quase três horas choveu na tarde desta terça-feira (17) quase a metade do que estava previsto para o mês de março na capital paulista. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou cerca de 60 ocorrências de alagamento na capital até as 18h.

A chuva começou por volta das14h e alagou importantes avenidas da cidade. Pessoas ficaram ilhadas e houve veículos praticamente submersos.

O bairro do Ipiranga, na Zona Sul, e cidades do ABC foram as áreas mais atingidas pela tempestade. Os rios Ipiranga e Tamanduateí, além do Ribeirão dos Meninos, transbordaram e alagaram várias ruas e avenidas. O trânsito travou na capital e a circulação de trens foi interrompida na Linha 10. Debaixo d'água, o Centro de São Bernardo do Campo ficou duas horas sem luz.



A Avenida do Estado foi uma das mais afetadas pela enchente. Vários carros ficaram cobertos pela água. Por volta das 17h15, motoristas subiram na via do Expresso Tiradentes para fugir do alagamento. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), o trânsito foi interrompido no corredor de ônibus entre a Estação Dianópolis e o Terminal Vila Prudente. Muitos motoristas tiveram de se refugiar no teto dos carros na enchente.

Às 18h, foram registrados 145 km de vias congestionadas, o que representa 17,4% dos 835 km de vias monitoradas na cidade. A Zona Sul era a que apresentava trânsito mais intenso no horário, com 48 km de vias com lentidão. O índice representava 33% do total da cidade no horário.

Sem luz

O temporal deixou trechos de bairros sem luz, de acordo com a Eletropaulo. Ventos fortes e raios provocaram a interrupção de energia. Em alguns pontos, foi registrada queda de granizo. Cerca de 500 homens da empresa estavam, às 18h, em campo para tentar restabelecer a energia, mas os alagamentos dificultavam a chegada dos técnicos aos locais sem luz.

Por volta das 18h, estavam sem luz trechos dos bairros Pirituba, Casa Verde, Pinheiros, Vila Clementino, Jardim Aeroporto, Planalto Paulista e região central de São Paulo. Alguns pontos dos municípios do ABC também foram afetados. A Eletropaulo estima que 50% dos locais voltem a ter luz até as 20h. A previsão é que o restabelecimento total ocorra até as 23h, exceto em casos pontuais.

O temporal começou pouco por volta das 14h30. Devido a isso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à Prefeitura de São Paulo, colocou o Ipiranga em estado de alerta. O último estado de alerta na capital tinha sido registrado no ano passado, em 13 de março, quando houve transbordamento de córrego na Zona Norte. Com o estado de alerta do CGE, a Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão e enviam equipes para atender à população no local atingido.

O Corpo de Bombeiros informou que, às 17h20, havia recebido diversos chamados relacionados à chuva nas regiões do Ipiranga, Ricardo Jafet e Abraão de Morais. Em nenhum dos casos, porém, houve registro de feridos. Uma queda de árvore foi registrada ás 16h47 na altura do número 600 da Avenida Rebouças. A planta desabou dentro de um estacionamento e, por isso, não prejudicou o trânsito. No final da

Trem parado

A chuva também interrompeu, às 15h50, a circulação de trens da Linha 10 (Turquesa), que liga a Estação da Luz a Rio Grande da Serra, entre as estações Santo André e São Caetano. Às 17h30, os trens deixaram de circular entre as estações Luz e Santo André.

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nos trechos entre Capuava e Rio Grande da Serra e Capuava a circulação é normal. A operação será normalizada quando o nível da água baixar.

Às 17h20, a capital registrou 124 km de vias congestionadas, índice considerado alto para o horário e que representa 14,8% dos 835 km de vias monitoradas na cidade, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A pista expressa da Marginal Tietê, sentido da Rodovia Ayrton Senna, tem 7,7 km de filas, da Ponte Freguesia do ò até a Rua Azurita, na Zona Norte. Na Marginal Pinheiros, na expressa sentido Interlagos, são 7,4 km de lentidão.

Anchieta bloqueada

A Via Anchieta foi totalmente bloqueada na tarde desta terça-feira em seus dois sentidos na altura do km 13, em função do transbordamento do Ribeirão dos Couros, segundo a Ecovias, a concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes. No final da tarde, os pátios da Ford e da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, também estavam alagados.

Houve alagamento também no acesso à Avenida Lions, em São Bernardo do Campo, no km 16 da pista norte da Anchieta.

Em São Bernardo, a chuva deixou região central da cidade sem luz por duas horas, das 15h às 17h. Segundo a assessoria da prefeitura, embora não tenha sido decretado estado de alerta, várias ruas ficaram alagadas. Com a falta de luz, semáforos deixaram de funcionar e, mesmo após voltarem a operar, no final da tarde o trânsito era complicado.

A chuva também provocou o transbordamento do Rio Piraporinha, na divisa entre São Bernardo do Campo e Diadema.

Aeroportos

A chuva também deixou os aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, e Guarulhos, na Grande São Paulo, operando apenas por instrumentos. Em Congonhas, a restrição foi imposta às 15h30 e em Cumbica a partir das 17h. Apesar disso, ambos funcionavam para pousos e decolagens.

Resgate

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, pousou no Viaduto Grande São Paulo, na Zona Sul de São Paulo, para fazer o resgate de uma pessoa que teve parada cardiorrespiratória por volta das 18h. Ela estava presa no alagamento que atingiu principalmente as avenidas do Estado, Anhaia Melo e Juntas Provisórias. Ela foi levada para o Hospital das Clínicas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: