[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lula critica imprensa e diz que sofreu com 'campanha' na época do mensalão


Presidente afirma que sofreu o mesmo que Chavez, vítima de golpe na Venezuela.
Para Lula, povo não precisa mais de intermediários.

Eduardo Bresciani Do G1, em Belém


Da esquerda para a direita: presidente da Bolívia, Evo Morales; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; do Equador, Rafael Correa e da Venezuela, Hugo Chavez, se encontram no Fórum Social Mundial em Belém (Foto: AFP Photo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas nesta quinta-feira (29) à imprensa e disse ter sofrido com uma campanha contrária da elite e de setores da mídia por causa do escândalo do mensalão em 2005. Lula participou, com os presidentes Hugo Chavez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai), de evento no Centro de Convenções do Hangar, em Belém (PA), dentro do Fórum Social Mundial.


“Sobre a elite e setores da imprensa, que muitas vezes criticam de forma irresponsável e exagerada as coisas que a gente fala, tenho dito para todos eles (presidentes) ter paciência. Aqui no Brasil, em 2005 fizeram uma campanha contra mim pior do que a campanha que faziam contra você na Venezuela. Eu vi a campanha contra o Chavez e nunca imaginei que se pudesse fazer algo igual no Brasil. Em 2005 fui vítima desta mesma campanha”, disse o presidente brasileiro.



Lula afirmou que o “povo da América Latina” aprendeu a exercer seu direito de voto. “O que essa gente não percebeu é que o povo mais aborígene da América Latina, os índios da Bolívia, do Equador, do Brasil, as pessoas, aprenderam a não ter mais intermediário para escolher seus presidentes”.

O presidente brasileiro destacou que os colegas no evento foram eleitos pelo voto direto e dedicou a chegada ao poder dos “presidentes progressistas” a mortos e perseguidos políticos. “O que nós conquistamos nestes últimos anos foi resultado da morte de muita gente, de muito jovem que resolveu pegar em arma para derrubar regimes autoritários no Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Nós estamos fazendo parte daquilo que eles sonharam fazer e conquistamos o direito pela via democrática, cada um disputou eleição e ganhou”.

Sono

O presidente brincou no início de seu discurso com o horário do evento. Na hora que Lula pegou o microfone, eram 22h40 no horário de Belém, 23h40 no horário de Brasília. Lula destacou que Chavez, conhecido por longos discursos, falou por cerca de 15 minutos apenas.

“Hoje o Chavez bateu o recorde de menos tempo que ele falou em seis anos que eu o conheço. Possivelmente, por respeito a vocês, ou porque ele está com sono e tem de voltar para Venezuela. Eu, como, tenho mais de 60 anos e estou na terceira idade, e já é depois das 11 horas da noite, que é meu horário biológico, eu estou com sono”, disse Lula.

Apesar do “sono”, o presidente brasileiro discursou por mais de 30 minutos, muito aplaudido pela platéia de cerca de 10 mil pessoas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: