[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de novembro de 2008

Santa Catarina, Equador


Qua, 26/11/08
por gmfiuza |

Até hoje se discute o quanto a devastação de Nova Orleans pelo furacão Katrina teve da mão de Deus e da mão do homem (Bush). Lula já está afinando o discurso para não virar o culpado da enchente em Santa Catarina.

Uma penca de governantes já levou a culpa pelas inundações na região do Tietê e da Praça Mauá. Todos devem ter tido um pouco de culpa, mas, fora a parte de São Pedro, é um pouco como reclamar com o prefeito de Veneza que a cidade está afundando. Esse julgamento teria que remontar à Idade Média.

Há carência de infra-estrutura em todo o território brasileiro. A tragédia homeopática das estradas arruinadas mata mais que todas as enchentes e secas juntas. Mas é homeopática, choca menos…

Nessa hora, não adianta a opinião pública ficar olhando para os governantes como assassinos. Melhor examinar a complacência geral com a má administração – um crime homeopático.

As tais “obras do PAC”, por exemplo, viraram uma entidade, um bordão, um mito da aceleração do crescimento. É o país da sigla e do slogan. Uma salada orçamentária de gaveta gera a cifra cabalística de 500 bilhões de reais e o brasileiro já sente a pança forrada. Viva o PAC, seja lá o que ele for.

E o que ele for, em qualquer hipótese, não é aumento de investimento público. É aí que o debate nunca chega: a relação entre os cabideiros do governo e os buracos nas estradas. O que falta nas benfeitorias estruturais é o que sobra nas benfeitorias políticas.

É essa orientação que faz o governo Lula enterrar com o BNDES 250 milhões de dólares no Equador, para brincar de revolução com o populista local. Os calotes sofridos com a aventura cocaleiro-bolivariana ao lado do companheiro Evo Morales não ensinaram nada.

Não adianta partir de uma tragédia natural para crucificar o governo. A tragédia antinatural da administração pública desfila diariamente na cara de todos.

PS (Pausa para o Sacoleiro): este signatário autografa o livro “Amazônia, 20º andar” (Record) nesta quinta-feira, 27, no Rio de Janeiro (Travessa do Shopping Leblon, 19h).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: