[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de novembro de 2008

Carro frigorífico usado pelo IML em SC gera especulação sobre mortes

ALLAN SANTIN
Colaboração para a Folha Online, em Santa Catarina

Nas rodas de conversas nas regiões atingidas pelos deslizamentos de terra, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, muitos afirmam que há mais mortos do que vem sendo divulgado pela mídia. De acordo com a Defesa Civil, 105 mortes foram confirmadas no Estado até a noite desta sexta-feira.

O principal motivo para a desconfiança da população é que há pelo menos um caminhão frigorífico sendo usado como geladeira pela base extraordinária do IML (Instituto Médico Legal), montada em uma capela mortuária na cidade de Gaspar, a 10 km de Blumenau.

Allan Santin/Folha Imagem
Caminhão frigorífico usado pelo IML em Gaspar (SC) causa comoção e especulação sobre número de mortes confirmadas
Caminhão frigorífico usado pelo IML em Gaspar (SC) causa comoção e especulação sobre número de mortes confirmadas

O caminhão está parado próximo a um agrupamento dos bombeiros, que neste final de semana deve continuar as buscas por desaparecidos nas regiões serranas do Estado. Os bombeiros afirmam acreditar que ainda há muitos corpos para serem resgatados.





Caminhões deste tipo são freqüentemente utilizados em grandes catástrofes, como a que ocorre em Santa Catarina. Um funcionário do IML teve de abrir abrir as portas do caminhão para que familiares de pessoas desaparecidas pudessem ver que os corpos dos seus parentes não estavam no local.

Na cidade, a população especula que em Blumenau --uma das mais prejudicadas pelas chuvas-- haja ao menos três caminhões como estes sendo usados. Porém, no IML do município, não há informações sobre o uso do veículo.

De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil às 23h20 desta sexta-feira, as cidades de Gaspar, Blumenau e Ilhota eram as que registravam o maior número de mortes provocadas pelas chuvas.

Em Gaspar, foram confirmadas 15 mortes, em Blumenau 24 e em Ilhota 33. Segundo a Defesa Civil, há 19 pessoas desaparecidas e 78 mil tiveram de deixar suas casas no Estado

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: