[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de novembro de 2008

Quase 400 corpos são encontrados em mesquita na Nigéria

da France Press

Um onda de violência pós-eleitoral entre cristãos e muçulmanos provocou a morte de 381 pessoas em uma mesquita de Jos, cidade no centro da Nigéria, informou o correspondente da rádio local, RFI (Rádio França Internacional).

"Estava na mesquita central na tarde deste sábado, e contei 378 corpos. Porém, quando estava me preparando para ir embora, outros três corpos foram trazidos", disse o correspondente Aminu Manu.

A cidade de Jos foi palco nos dois últimos dias de confrontos sangrentos entre muçulmanos e cristãos, com ambos os lados reivindicando a vitória em uma eleição local realizada na quinta-feira. O governador do Estado, Jonah Jang, ordenou hoje um toque de recolher de 24 horas em quatro bairros de Jos.

"Centenas de pessoas foram mortas nos dois últimos dias. Há restos de corpos queimados em alguns bairros da cidade", disse Yakubu Pam, representante da Igreja cristã em Jos

A Cruz Vermelha nigeriana não podia fornecer de imediato um balanço dos mortos, mas segundo seu diretor em Jos, Dan Tom, "muitos corpos ainda não foram retirados das ruas". De acordo com Tim, mais de 10 mil pessoas tiveram que fugir de suas casas e estão refugiadas em igrejas, mesquitas e quartéis do Exército e da polícia.

O correspondente da RFI também disse ter visto uma centena de pessoas baleadas que afirmavam ter sido feridas por tiros disparados por policiais e soldados. De acordo com um porta-voz da polícia, os enfrentamentos começaram na sexta-feira depois da propagação de rumores segundo os quais o ANPP (Partido de Todos os Povos Nigerianos) foi derrotado nas urnas pelo PDP (Partido Democrático do Povo).

Mesquitas e igrejas foram invadidas durante os confrontos. O ANPP é tradicionalmente considerado como um movimento de maioria muçulmana, e o PDP como um partido de maioria cristã.

O presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, ordenou na noite de sexta-feira ao Exército que faça o necessário para retomar o controle da situação em Jos. O acesso norte a Jos estava bloqueado neste sábado. Além disso, não era possível entrar na cidade por via aérea.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: