[Valid Atom 1.0]

sábado, 29 de novembro de 2008

Pesquisadores da USP testam nova terapia contra o ronco


Patrícia Sá Rego - Extra

Dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo uma injeção contra o ronco. A substância é injetada no céu da boca - o palato mole, parte que vibra quando se está dormindo e causa o ronco em algumas pessoas - para enrijecer o local e diminuir o barulho.

Os médicos Michel Cahali e Fábio Lorenzetti testam dois produtos químicos (oleato de etanolamina e etanol) em 30 pacientes, no Hospital das Clínicas da USP, há dois anos. Outras 18 pessoas devem participar até o ano que vem, quando está prevista a conclusão do estudo. A injeção deve ser disponibilizada em dois anos.

- Estamos inovando ao usar produtos que eram utilizados em diferentes partes do corpo, com outras finalidades, como para esclerosar varizes - explica Cahali.

Preço como diferencial

Segundo o médico, o preço é a vantagem desse método:

- O kit para uma aplicação dessas custa R$ 25. A radiofreqüência (reação através do calor), um outro método utilizado contra o ronco, custa R$ 900 e faz a mesma coisa.

A aplicação da injeção é feita no consultório e o paciente vai para casa no mesmo dia. São necessárias cerca de duas sessões. Em cada uma delas, três pontos do palato são endurecidos.

- A picada dói como uma anestesia de dentista. É uma dor leve - explica o médico.

Os pesquisadores dizem que ainda não viram a região voltar a amolecer. No entanto, eles avaliam que é provável que sejam necessárias novas aplicações depois de alguns anos, pois o envelhecimento provoca alterações na garganta que levam à frouxidão.

Tratamento para alguns

Só uma pequena parcela da população está apta a fazer a terapia com as duas substâncias: de uma a duas pessoas num grupo de cada 25 pacientes que roncam de maneira incômoda. O tratamento não serve para quem tem apnéia, o grau mais grave do ronco.

- Podem fazer o tratamento pessoas que não têm apnéia, não são obesas, que não tenham o pescoço muito grosso e que tenham um formato de garganta específico, a ser avaliado pelo médico.

A injeção também não é indicada para os alérgicos às substâncias utilizadas na terapia e para aqueles que fizeram cirurgias de retirada de pedaços do céu da boca.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: