Mudança em 13 vias causa confusão, apesar de melhorar fluidez; carros foram guinchados logo no primeiro dia
Naiana Oscar - Jornal da Tarde
Na Rua do Rocio, onde até semana passada era permitido estacionar nos dois lados da via, a Prefeitura instituiu Zona Azul no lado par e proibiu o estacionamento, das 7 às 20 horas, no lado ímpar. "Até a semana passada, eu daria nota 2 para o trânsito aqui na rua. Hoje, dou nota 7", disse o garçom Nilson Pereira, de 35 anos, que trabalha na região há 4. Parte da rua foi sinalizada com cavaletes. Um deles indicava o guinchamento de um veículo, apesar de os marronzinhos afirmarem que o primeiro dia seria só de "orientação". A CET não informou o número de carros guinchados nem a quantidade de multas aplicadas.
Na Rua Helena, também na Vila Olímpia, o motorista Everaldo Nunes se surpreendeu com a facilidade com que conseguiu uma vaga para estacionar na Zona Azul. "Antigamente tinha de ficar rodando para encontrar lugar, agora acho que aumentou a rotatividade", disse. Perto dali, um estacionamento registrou aumento de 15% no número de clientes.
O valor da primeira hora na região permanece o mesmo - em média, R$ 8 -, mas o medo dos motoristas é que a restrição inflacione os estacionamentos (mais informações nesta página). "Naturalmente, já era difícil encontrar um lugar para deixar o carro. A procura com certeza fará o custo aumentar", disse o arquiteto Paulo Bastos, presidente da Associação de Moradores do Alto de Pinheiros.
Sem saber onde estacionar na Rua Teodoro Sampaio, a psicóloga Marina Machado, de 45 anos, acabou infringindo a sinalização. Para tentar despistar os marronzinhos, deixou o pisca-alerta ligado e correu para pegar o filho na escola. "Vou contar com a sorte porque não encontrei vaga aqui perto", disse. Naquele trecho, não havia agentes da CET. "É péssimo atrapalhar o trânsito, mas não tinha outro jeito", disse a psicóloga, enquanto outros pais começavam a parar em fila dupla na rua.
Os comerciantes da região se sentiram prejudicados. "Vai ficar difícil para receber mercadoria e para nossos clientes", disse a empresária Sônia Onishi Ide, dona de uma papelaria. Ela reclamou da falta de informação e de orientação por parte da Prefeitura. Em Moema e na Vila Olímpia foram criadas 100 novas vagas de Zona Azul, além de 11 vagas para carga e descarga e 30 outras vagas para motocicletas.
Medidas para combater o trânsito
Veja onde serão realizadas as obras para melhorar as condições do trânsito em São Paulo
Lista das ruas e alterações de estacionamento
Novas regras de estacionamento em São Paulo
Confira quais as ruas com restrições para estacionar na Vila Olímpia, Pinheiros, Moema, Consolação e Jardim Paulista
Nenhum comentário:
Postar um comentário