[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Avião da FAB quase se choca com Boeing da Gol na Amazônia

A FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou uma nota na noite deste domingo, relatando os detalhes a cerca de uma quase colisão entre um avião da FAB e um Boeing 737 da Gol --vôo 1938-- em 18 de junho deste ano. O incidente aconteceu nas proximidades do aeroporto de Rio Branco, no Acre, e foi relatado em reportagem do "Fantástico", da Rede Globo.

A reportagem mostrou uma gravação da comunicação entre os pilotos das aeronaves e a torre de controle no momento do incidente. As duas aeronaves estavam sob responsabilidade do mesmo controlador de vôo que teria ordenado a aproximação ao aeroporto aos dois aviões numa distância de tempo de apenas 1 minuto e meio. Os pilotos foram surpreendidos quando passaram a uma distância de 60 metros um do outro.

Especialistas ouvidos pelo "Fantástico" afirmaram que a colisão não aconteceu "por sorte". A reportagem também destacou que a Amazônia é considerada a área de vôo com pior comunicação aérea do país.

No comunicado, a FAB afirmou que o incidente foi relatado e investigado pelas Forças Armadas, concluindo que o erro partiu do controlador de vôo que passou a mesma aproximação para as duas aeronaves. "Ocorreram deficiências de procedimento por parte do profissional de controle de tráfego aéreo na coordenação da descida das aeronaves para o aeroporto de Rio Branco".

Mesmo admitindo o incidente, a FAB destaca que em nenhum momento houve uma situação crítica de "quase colisão".

A reportagem procurou os pilotos envolvidos no incidente. Os profissionais da FAB não foram encontrados e o da Gol confirmou o ocorrido, mas não deu detalhes por orientação da empresa.

A FAB também destacou que foram realizadas providências posteriores ao incidente para que fossem reforçadas as medidas de segurança.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: