Da Redação
A soprano japonesa Eiko Senda vive o papel-título em "Ariadne em Naxos", ópera de Richard Strauss |
VEJA FOTOS DA MONTAGEM |
MINOTAURO REVELA OS BASTIDORES |
A ópera é dividida em duas partes. A primeira mostra os bastidores de um espetáculo prestes a ser encenado na casa de um rico mecenas, quando duas trupes de artistas - uma de cantores líricos, outra de comediantes - descobrem que serão obrigadas a atuar juntas. A segunda metade, apresentada após o intervalo, mostra a encenação do espetáculo que estava sendo preparado na parte anterior, em um exercício de metalinguagem que discute temas como o amor e a própria arte.
Ópera e teatro
Uma das mais populares obras do gênero do século 20, "Ariadne em Naxos" não teve uma estréia de sucesso. Richard Straus e seu libretista, Hugo von Hofmannsthal (1874-1929), tiveram como primeira idéia um espetáculo que misturasse teatro e ópera, sendo em sua primeira metade "O Burguês Fidalgo", de Molière, seguido pela ópera de fato. A má acolhida da montagem, de acordo com o próprio Strauss, se deu porque o público de teatro não se interessava pela parte da ópera e vice-versa.
Em 1916, estreou em Viena uma nova versão da peça, em que Strauss e Hofmannsthal substituiram a peça inicial por um prólogo explicativo. A montagem foi um grande sucesso, e é a base de todas as reencenações de "Ariadne em Naxos" até o presente.
No Brasil, a concepção cênica de "Ariadne em Naxos" ficou a cargo André Heller-Lopes, e entre o elenco de cantores estão a soprano japonesa Eiko Senda e os brasileiros Marcello Vannucci, Andrea Ferreira, Denise de Freitas, Leonardo Neiva, Gabriella Pace, Edna D'Oliveira e Caio Ferraz. Eles são acompanhados pela Orquestra Municipal de São Paulo, em formação de 36 músicos regidos pelo maestro José Maria Florêncio.
"ARIADNE EM NAXOS"
Onde: Teatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro - (011) 3222-8698
Quando: dia 17 de agosto, às 17h, e dias 19, 21 e 23 de agosto, às 20h30
Quanto: R$ 40, R$ 30 e R$ 20 (no dia 19: R$ 20, R$ 15 e R$ 10) Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário