[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Rio: PF considera ex-deputado Álvaro Lins foragido


A Polícia Federal informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o ex-deputado estadual Álvaro Lins (PMDB) é considerado foragido. Ele teve a prisão preventiva decretada ontem e não foi encontrado por agentes em seu apartamento, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Assessores alegam que o ex-parlamentar está internado em uma clínica particular com sintomas de depressão, mas se apresentará nas próximas horas.


A prisão de Álvaro Lins foi decretada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, atendendo pedido da Procuradoria Regional da República. O político teve o cargo cassado pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, na última terça-feira, por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de liderar uma quadrilha que cobrava propina de empresários e bicheiros para facilitar o funcionamento de atividades ilegais, entre 2000 e 2006, período em que foi chefe da Polícia Civil.

O suposto esquema foi descoberto após investigações da Polícia Federal, que resultaram na Operação Segurança Pública S.A.. Segundo o Ministério Público Federal (MFP), o ex-deputado responde por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção passiva e facilitação ao contrabando.

Álvaro Lins chegou a ser detido no dia 29 de maio no apartamento onde mora sob acusação de que o imóvel teria sido comprado para lavar dinheiro, mas os parlamentares resolveram soltá-lo no dia seguinte. A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro possui essa prerrogativa legal em caso de prisão em flagrante.

Outras 15 pessoas foram denunciadas pelo MPF por suspeita de envolvimento no esquema, incluindo o ex-governador Anthony Garotinho por formação de quadrilha armada. De acordo com o Ministério Público Federal, sem a participação direta do político, a quadrilha não se manteria dentro do governo. O processo corre em segredo de Justiça.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: