[Valid Atom 1.0]

sábado, 9 de agosto de 2008

Série de explosões em Xinjiang mata ao menos duas pessoas


Plantão | Publicada em 09/08/2008 às 22h05m

Reuters/Brasil Online

PEQUIM (Reuters) - Uma série de explosões matou pelo menos duas pessoas na distante região de Xinjiang, oeste da China, no domingo (horário local), segundo dia dos Jogos Olímpicos de Pequim e quase uma semana depois dos ataques na mesma região que mataram 16 pessoas, informou a imprensa estatal chinesa.

Ao menos quatro ou cinco suspeitos foram mortos ou seriamente feridos no ataque, segundo fontes citadas pela agência de notícias Xinhua.

As explosões em Kuga, grande cidade de Xinjiang, a mais de 3.000 quilômetros de Pequim, aconteceram antes do amanhecer, segundo testemunhas ouvidas pela agência Xinhua, acrescentando que eles viram flashes de fogo e ouviram tiros esporádicos. A China chamou os militantes separatistas Uighur que em Xinjiang lutam pela separação do Turquistão Oriental de forte ameaça aos Jogos de Pequim

A polícia isolou a área onde as explosões aconteceram. "Fontes militares locais confirmaram o incidente e disseram que forças militares foram postas em alerta", disse a agência Xinhua.

Oficiais de segurança da capital da região, Urumqi, não estavam disponíveis no momento para comentar o fato.

Um ataque a uma estação policial de fronteira em Xinjiang matou 16 policiais na segunda-feira. Dois suspeitos Uighur foram detidos.

(Por Simon Rabinovitch)


'Várias explosões' atingem província chinesa de Xinjiang

Mapa da China

Várias explosões atingiram a província chinesa de Xinjiang, no noroeste do país, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

As explosões ocorreram pouco antes das 4h da manhã locais (17h em Brasília) em Kuga, no sul da província, afirmou a agência.

Em seguida houve troca de tiros, mas não foram registradas vítimas fatais, acrescentou a Xinhua.

Xinjiang é a província onde, no início da semana, 16 policiais chineses foram mortos no ataque a um posto de fronteira.

A região é habitada pelos Uighur, população muçulmana na qual um braço separatista há décadas encampa uma luta de baixo perfil contra a autoridade chinesa.

No passado, a China já chamou atenção para o que qualificou de ameaças terroristas de grupos islâmicos em Xinjiang, sem oferecer evidências para comprovar seu receio.

O incidente ocorre um dia após a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, em Pequim.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: