[Valid Atom 1.0]

sábado, 9 de agosto de 2008

Campanha contra rubéola começa neste sábado


Ação se estende até 12 de setembro e pretende vacinar 70 milhões de pessoas.
Vacinação ocorrerá com aplicação da vacina dupla viral e tríplice viral.
Do G1, em São Paulo
Foto: Divulgação
Divulgação
Campanha contra rubéola pretende vacinar 70 milhões de pessoas de ambos os sexos no país (Foto: Divulgação)

Começa, neste sábado (9), a campanha nacional de vacinação contra a rubéola buscar, do Ministério da Saúde. A maior campanha de vacinação já feita no mundo, de acordo com o Ministério, se estende até 12 de setembro e pretende vacinar 70 milhões de pessoas de ambos os sexos no país.

A segunda maior campanha de vacinação mundial ocorreu 1992, quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas, o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.

A única alternativa para conter o avanço de casos, surtos e a SRC é a vacinação indiscriminada de homens e mulheres. O alvo principal é a população de sexo masculino. Em anos anteriores, foram as mulheres e crianças. A faixa etária mais atingida é a de 20 a 34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram entre os homens.

Vacinação

A vacinação ocorrerá em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior.

Para se vacinar, basta ir a um posto de vacinação e levar o cartão de vacinação e a carteira de identidade.

Megaestrutura

Serão utilizados na campanha 41 mil carros, 80 milhões de seringas e agulhas e mais de 600 barcos. A ação contará com o apoio de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, e dez aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Paralisia Infantil

Também neste sábado, o Ministério da Saúde realiza uma campanha nacional contra a paralisia infantil. A campanha, de acordo com o Ministério, faz parte do calendário anual de vacinação. Devem tomar a vacina contra a paralisia infantil todas as crianças com menos de 5 anos.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: