[Valid Atom 1.0]

sábado, 9 de agosto de 2008

Ministro francês viaja à Geórgia e governo convoca ministros da UE para discutir situaçã o


Plantão | Publicada em 09/08/2008 às 22h39m

EFE

PARIS - O ministro francês de Assuntos Exteriores, Bernard Kouchner, viajará neste domingo para a Geórgia para propor às partes em conflito uma saída negociada, segundo anunciou a presidência da União Européia. O governo da França, que assume provisoriamente a presidência da UE, convocou uma reunião extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da UE para o início da próxima semana, no qual os 27 membros analisarão os resultados das gestões diplomáticas internacionais que visam frear a guerra no Cáucaso.

A presidência francesa da UE não descarta a convocação de uma reunião de cúpula extraordinária de líderes da UE sobre o conflito entre georgianos e os separatistas da Ossétia do Sul apoiados por Moscou.

As fontes não confirmaram quando seria realizada a sessão especial do Conselho de Relações Exteriores da UE, nem se a reunião aconteceria em Bruxelas ou em Paris.

Horas antes deste anúncio, o presidente da França e atual da União Européia (UE), Nicolas Sarkozy, propôs um plano de cessar-fogo e volta ao 'status quo' anterior ao conflito, após falar com os dirigentes da Geórgia, Reino Unido, Espanha, Ucrânia e Itália e com o primeiro-ministro russo, Vladímir Putin.

A presidência francesa propôs ainda o ''fim imediato das hostilidades'', ''o pleno respeito da soberania e da integrigada territorial da Geórgia'' e o restabelecimento da situação que prevalecia anteriormente sobre o território, que implica a retirada das forças russas e georgianas às posições anteriores, com fórmulas de acompanhamento internacional''.

Sarkozy, que anunciou em um comunicado que também se reunirá, nas próximas horas, com o presidente russo, Dmitri Medvédev, a chanceler alemã, Ângela Merkel. Por sua vez, o presidente dos EUA, George W. Bush, informou que "uma iniciativa diplomática será tomada rapidamente dentro das Nações Unidas'', junto com seus sócios europeus, em particular o Reino Unido e Alemanha.

Por sua vez, em declarações à imprensa, o ministro Kouchner pediu à Rússia e a Geórgia interrompessem os combates.

Em uma entrevista à rede de televisão "France 2", o chefe da diplomacia francesa qualificou de ''guerra terrível, brutal'' o conflito entre ambos os países e solicitou a Moscou que cessasse os bombardeios sobre a população civil e o regresso das tropas russas para o outro lado da fronteira. Também pediu que as tropas georgianas voltassem a suas posições anteriores

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: