[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Michael Jackson completa 50 anos longe do estelato que viveu



Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - O cantor Michael Jackson completou 50 anos na sexta-feira como mera sombra do superastro um dia conhecido como "Rei do Pop", cujos discos mexeram com milhões de fãs, até que sua vida pessoal bizarra deixou seu brilho musical em segundo plano.

Diferentemente da festa de aniversário de 50 anos de Madonna, que começou outra turnê mundial este mês, o cantor que gostaria de ser Peter Pan parece não ter nenhuma comemoração especial planejada, e sua muito falada volta por cima musical até agora não deu em nada.

Semi-recluso desde seu angustiante julgamento e absolvição por abuso sexual infantil, em 2005, Jackson vem vivendo longe das câmeras há vários meses.

Em entrevista dadas por telefone ao programa "Good Morning America", da rede ABC, Jackson disse que vai apenas comer um bolinho com seus filhos e assistir a alguns desenhos. Disse que se sente "muito sábio, mas ao mesmo tempo muito jovem".

Fotos recentes do cantor em Las Vegas o mostram de pijama e chinelos. Em uma foto ele está sentado numa cadeira de rodas e usa máscara cirúrgica.

O advogado Brian Oxman, amigo de longa data da família Jackson, disse à Reuters que o cantor às vezes sai de cadeira de rodas para passar despercebido.

"Não é indicativo de qualquer problema de saúde. É um esforço para passar despercebido". disse ele.

Oxman acrescentou que, para o 50o aniversário do cantor, "ninguém está planejando nada de especial. Hoje em dia ele está simplesmente curtindo ficar tranquilo".

O analista musical da Billboard Geoff Mayfield não viu nada fora de comum no aniversário discreto de Michael Jackson. "Acho que nossas celebridades não adoram revelar que estão envelhecendo", disse ele à Reuters.

A gravadora de Michael Jackson, Sony BMG, lançou uma grande promoção internacional para celebrar seu meio século de vida e uma carreira que começou com seus irmãos no grupo The Jackson Five, quando Michael tinha 11 anos, e que rendeu o álbum "Thriller", de 1982, até hoje o álbum que mais vendeu em todo o mundo e um dos mais influentes da história do pop.

Fãs de 11 países, incluindo Grã-Bretanha, Japão, Holanda, Alemanha e Austrália, onde Jackson tem suas maiores bases de fãs, votaram em Web sites para escolher suas canções favoritas, que foram reunidas num álbum dos maiores sucessos do "Rei do Pop". O álbum está sendo lançado nesta sexta.

Mas uma pesquisa no site de notícias da cultura pop PopEater.com, da AOL, sugere que o rosto cirurgicamente alterado de Jackson, seus problemas financeiros, o fechamento de seu rancho Neverland e a repercussão do julgamento de 2005 lançaram uma sombra sobre suas realizações musicais.

Cerca de 49 por cento dos internautas disseram que o comportamento bizarro de Jackson mudou a maneira como vêem seus sucessos clássicos dos anos 1980, e 71 por cento disseram que "não existe a menor chance" de ele dar a volta por cima.

A última grande apresentação pública de Jackson, em Londres em novembro de 2006, foi uma decepção e acabou antes da hora, quando ele cantou apenas alguns versos de uma canção antiga.

Seu último álbum de música nova foi "Invincible", de 2001, mas o relançamento de 25o aniversário de "Thriller", este ano, vendeu 635 mil cópias apenas nos Estados Unidos e é um dos 30 álbuns mais vendidos de 2008.

Mayfield disse que, não importa o que o futuro reserve para Michael Jackson, ele já deixou uma marca indelével na música pop.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: