[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de julho de 2008

Terremoto de 5,8 graus na escala Richter atinge Los Angeles

Um terremoto de 5,8 graus na escala Richter atingiu o sul da Califórnia nesta terça-feira, fazendo prédios tremerem e provocando a retirada por precaução de algumas construções. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor foi sentido de Los Angeles a San Diego e, de forma leve, em Las Vegas.

Informação preliminar do Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA (U.S. Geological Survey) afirmou que o tremor teve seu epicentro a 47 km a leste-sudeste do centro de Los Angeles, perto das montanhas Chino, no Condado de San Bernardino.

O porta-voz dos bombeiros de Los Angeles Brian Humphrey afirmou que não há informações sobre feridos ou danos em Los Angeles. Comunicado do Condado de San Bernardino também não tinha relatos de danos.

O terremoto ocorreu às 11h42 (15h42 em Brasília). Edifícios no centro de Los Angeles tremeram por diversos segundos. Funcionários rapidamente esvaziaram alguns edifícios de escritórios.

"Foi dramático. O prédio todo se moveu e isso durou um tempo", disse Steve Whitmore, porta-voz do xerife de Los Angeles.

"Big One"

O Estado da Califórnia, situado sobre falhas tectônicas --entre elas as mais ativas do mundo--, vive sob o temor do "Big One" -- sismo devastador previsto para ocorrer sobre a falha de San Andreas.

Cientistas estimam que há 70% de riscos de que ele possa se produzir nos próximos 30 anos.

Especialistas afirmam que a linha de falhas na região provoca um tremor de grande intensidade uma vez a cada 150 anos. A última grande tragédia ocorreu em 1857.

Em janeiro de 1994, um tremor de magnitude de 6,7 graus em Northridge, perto de Chatsworth, causou a morte de 72 pessoas e deixou 10 mil feridos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: