WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para Folha Online
A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Sônia Francine (PPS) afirmou nesta segunda-feira que pretende implantar pedágio no centro da cidade se for eleita em outubro. Ela também criticou a proposta do deputado federal e ex-prefeito da capital, Paulo Maluf (PP), de construir pistas sobre os rios Tietê e Pinheiros.
Soninha disse que a idéia de instalar pedágio no centro expandido da cidade é impopular, mas fundamental para acabar com o trânsito de São Paulo. "Tem de ter pedágio urbano na região central. Será cobrado R$ 2 reais por dia para quem quiser andar pela região", disse.
Para a vereadora, a medida se justifica porque a região é bem abastecida de transporte público. "A região é apertada e tem todo o transporte público do mundo ali". Ela disse que o dinheiro arrecadado será monitorado por um painel eletrônico e investido no transporte público. "O transporte individual é que tem de financiar o transporte coletivo".
Soninha também criticou a idéia de Maluf, que propõe a construção de lajes sobre os rios Tietê e Pinheiros ao longo das marginais. "É um absurdo. São por idéias como essa que a gente está no ponto em que está. Como 80 quilômetros em quatro pistas podem resolver?"
Ciclovia
A vereadora, que prefere ir para o trabalho de bicicleta, também disse que investir em ciclovia é barato e pode ajudar a combater o trânsito e a poluição. "Um sistema [de ciclovia] que pegue toda a cidade custa menos do que uma alça de acesso a uma ponte", disse.
Mas ela também afirmou que pretende investir em transporte sobre trilho. "É preciso aumentar a rede de transporte para trilho e reorganizar os corredores de ônibus. Ele tem de funcionar com um metrô sobre rodas", disse.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário