[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ceará já registra mais mortes por dengue que em todo 2007

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

O número de mortos por dengue no Ceará neste ano já superou a quantidade de vítimas da doença de todo o ano de 2007, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, com dados até a sexta-feira passada. Doze pessoas tiveram a morte por dengue confirmada em 2008 no Estado. No ano passado inteiro, foram dez.

Ainda há outras 25 mortes suspeitas de ter como causa a doença sob investigação, o que pode fazer com que o Estado ultrapasse o recorde de mortes por dengue registrado em 2005, com 24 vítimas. Até a última sexta-feira, foram confirmados ainda 21.831 casos de dengue clássica e 287 de dengue hemorrágica.

Em 2007, foram 25.026 casos clássicos da doença e 298 da dengue hemorrágica, apenas 11 a mais do que já foi confirmado em cinco meses deste ano. No ano passado, o Ceará foi o Estado com o maior número de casos de dengue hemorrágica de todo o país.

Além da dengue hemorrágica, outra variação da doença, chamada dengue com complicação, também está causando vítimas: duas pessoas já morreram por causa da contaminação e 257 já foram diagnosticadas com essa variação. A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada de um mosquito que se reproduz em água limpa e parada.

A incidência da doença costuma ser maior nos períodos chuvosos, por propiciar mais locais para a reprodução do inseto. Com chuvas acima da média histórica no Ceará, o vírus de alastrou por 158 dos 184 municípios do Estado.

Para tentar conter o avanço da doença, a Prefeitura de Fortaleza, município que concentra o maior número de casos e de mortes, conseguiu na Justiça o direito de entrar em imóveis fechados para combater focos do mosquito. Porém, sem pessoal suficiente na Vigilância Sanitária, essa fiscalização tem sido feita por amostragem, nos bairros onde há maior incidência de casos da doença.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: