[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Blog do Josias: Ministério Público decide amanhã futuro de promotor acusado de matar


Publicidade

da Folha Online

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) reúne-se amanhã (2), em Brasília (DF), para decidir o futuro do promotor Thales Ferri Schoedl, informa o Blog do Josias. Schoedl confessou, em 2004, ter assassinado o atleta Diego Mendes Modanez, 20, no litoral de São Paulo. "O que o CNPM vai decidir é se o promotor assassino deve ou não obter o benefício da 'vitaliciedade', concedido aos promotores e procuradores de carreira."

"Em português claro, vai-se resolver se, a despeito do crime, o promotor Thales será ou não efetivado na carreira de promotor", afirma o blog.

Caso seja efetivado, Schoedl continua recebendo salário de cerca de R$ 10.800 por mês e ganha o direito de não ir a júri popular, ou seja, o direito de ser julgado pelo Órgão Especial do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo.

O caso foi levado ao CNMP pelo então procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo César Rebello Pinho, que discordou do Colégio de Procuradores que, em agosto de 2007, decidiu manter o promotor no cargo --o placar foi de 16 votos a 15.

O recurso de Pinho ao CNMP resultou na suspensão da efetivação por decisão unânime. Para o julgamento do mérito do recurso, o conselheiro Ernando Uchoa foi nomeado relator. Em abril passado, ele deu parecer favorável à efetivação de Schoedl. Na reunião de amanhã, os 13 conselheiros deverão votar se acatam o parecer.

Crime

O crime ocorreu na saída de um luau. As vítimas faziam parte de um grupo que teria mexido com a namorada de Schoedl. Ele foi preso horas depois do crime e alegou legítima defesa. O acusado disse que foi cercado após uma discussão e que disparou contra o chão, para dispersar os rapazes, que teriam imaginado que as balas eram de festim. Acuado, então, ele atirou na direção dos jovens.

Entretanto, ao contrário da versão apresentada por Schoedl, testemunhas ouvidas pela polícia disseram que, após passar pelo grupo de jovens, o promotor iniciou uma discussão, por achar que eles olharam para sua namorada. Em seguida, teria sacado a arma, atirado no chão e depois na direção dos garotos. Modanez, que era jogador de basquete, não resistiu aos ferimentos e morreu. Um outro jovem ficou ferido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: