O cineasta e imortal Nelson Pereira dos Santos apresenta o projeto cineclube da ABL (Academia Brasileira de Letras), nesta quarta (4), às 18h30. Pelo projeto, a cada quarta serão exibidas produções nacionais no teatro do edifício Petit Trianon, sede da instituição (av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio; tel. 0/xx/21/3974-2500).
O primeiro ciclo, que vai até o mês de agosto, serão exibidos trabalhos inspirados na obra do escritor Machado de Assis (1839-1908), um dos fundadores da ABL.
Nesta quarta, será exibido o filme "Missa do Galo", trabalho inédito do próprio Nelson Pereira dos Santos, inspirado em conto homônimo de Machado de Assis.
Também serão exibidos "Um Apólogo" (1939), de Humberto Mauro, e "O Rio de Machado de Assis" (1965), também de Santos. A entrada é gratuita e os freqüentes ganharão certificado.
A mostra é mais uma das homenagens da ABL ao centenário de morte de Machado de Assis, em 29 de setembro deste ano.
O público também poderá conferir outras produções inéditas e pré-estréias, como "O Demoninho de Olhos Pretos" (2007), de Haroldo Marinho Barbosa. Em agosto, a exibição de "Azyllo Muito Louco" (1971) --baseado no conto "O Alienista", de Machado--, outra produção de Nelson, será acompanhada do lançamento em DVD do filme. O projeto tem patrocínio da Petrobras.
Nelson Pereira dos Santos é o nono ocupante da cadeira 7 da ABL. Ele foi eleito em 9 de março de 2006 na sucessão do acadêmico Sergio Corrêa da Costa e recebido pelo Acadêmico Cícero Sandroni --atual presidente da ABL-- em 17 de julho de 2006.
Santos estreou na direção cinematográfica com o filme "Rio 40 Graus" (1955). Filmado nas ruas do Rio e mostrando pessoas reais, o longa foi precursor do Cinema Novo.
O filme "Vidas Secas" (1963), adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos, é considerado por muitos como a obra-prima do cineasta. A programação completa está disponível no site da instituição.
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário