[Valid Atom 1.0]

domingo, 15 de junho de 2008

Polícia inglesa prende manifestantes durante protesto contra Bush

Manifestantes tentaram romper cordão de isolamento dos policiais.
Ainda não foi anunciado o número de pessoas detidas.
Do G1, em São Paulo

Diversos manifestantes foram presos pela polícia neste domingo (15) em Londres, em protestos durante a visita do presidente americano George W. Bush ao país.

Enquanto Bush jantava com o primeiro-ministro inglês Gordon Brown, manifestantes tentaram romper a barreira policial que isolava a residência do mandatário. A polícia reagiu e deteve um número ainda não-divulgado de pessoas.

Foto: Jim Watson/AFP
Policiais algemam manifestante que furou bloqueio ao redor da casa do primeiro-ministro britânico. (Foto: Jim Watson/AFP)

Também houve protestos contra o líder americano na Irlanda, onde um movimento organizado pela Anistia Internacional pediu o fechamento da prisão de Guantánamo.

Bush chegou neste domingo a Londres para uma visita oficial de dois dias, na penúltima etapa de sua viagem pela Europa, marcada por protestos contra a guerra no Iraque e um grande dispositivo de segurança.

Manifestações

Pouco antes do horário previsto para Bush se encontrar com Brown, manifestantes se reuniram na Parliament Square, gritando: "George Bush - terrorista."

Muitos levavam cartazes com o nome do presidente americano, pinturas de "sangue" e algemas.


Foto: Luke MacGregor/Reuters
Britânicos gritam na direçaõ de policiais que fazem cerco de segurança durante jantar de Bush com o primeiro-ministro inglês. (Foto: Luke MacGregor/Reuters)

A manifestação foi organizada pelo grupo antiguerra Stop War Coalition, pela organização contra o armamento nuclear Campaign for Nuclear Disarmament e pelo o grupo muçulmano British Muslim Initiative.

"Nós acreditamos que Bush é um criminoso de guerra. Tanto Blair como Bush são responsáveis por enganar e mentir sobre a invasão ilegal do Iraque", disse um porta-voz da Stop War Coalition, Andrew Burgin.

Agenda

Na segunda-feira, Bush e Brown terão uma reunião de trabalho, com o Iraque como tema central.

Antes mesmo da chegada de Bush, o governo britânico teve que desmentir versões sobre divergências entre Londres e Washington sobre a retirada das tropas britânicas do país árabe.

"Não há nenhuma divergência com os Estados Unidos sobre este tema", afirmou uma porta-voz de Downing Street, depois de uma entrevista publicada neste domingo pelo britânico The Observer na qual Bush adverte Londres a não comprometer os êxitos obtidos pela coalizão no Iraque com uma retirada prematura das tropas.

"Não há nenhum desacordo entre nós, entre o presidente e o primeiro-ministro Gordon Brown sobre este assunto, ponto final", declarou assessor nacional de segurança, Stephen Hadley, aos jornalistas que viajavam com Bush.

A imprensa britânica especula que Brown pode anunciar em breve um calendário para a retirada dos mais de 4 mil militares britânicos presentes no Iraque.

(Com informações da France Presse e BBC)


Protesto da Anistia Internacional pede o fechamento da prisão de Guantánamo

Participantes vestiram roupas laranja, semelhantes às usadas pelos prisioneiros.
Manifestação de irlandeses acontece um dia antes da visita do presidente Bush ao país.
Da Reuters

Foto: Andrew Winning/Reuters
Manifestantes irlandeses da Anistia Internacional fazem protesto pedindo o fechamento da prisão americana em Guantánamo, em Cuba, onde estariam ocorrendo supostas violações dos direitos humanos dos prisioneiros. O presidente dos EUA, George W. Bush inicia na próxima segunda (16) uma viagem pela Irlanda do Norte. (Foto: Andrew Winning/Reuters)

Foto: Andrew Winning/Reuters
Os participantes do protesto vestiram roupas laranja, semelhantes às usadas pelos detentos. Um boneco mostra o presidente americano rasgando um papel com os dizeres 'Convenção de Genebra', o tratado que regula do tratamento que deve ser dado aos prisioneiros de guerra. (Foto: Andrew Winning/Reuters)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: