[Valid Atom 1.0]

domingo, 18 de maio de 2008

Delegado que investigava milícias é assassinado no Recreio

Ronaldo Braga, Vera Araújo e Isabel Kopschitz - O GloboBernardo Moura - Extra

RIO - O delegado Alcides Iantorno de Jesus, da 20ª DP (Vila Isabel), Zona Norte do Rio, foi assassinado na manhã deste domingo no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. O delegado levou um tiro na nuca quando entrava no supermercado Zona Sul, na Avenida das Américas, onde tomaria café-da-manhã ao voltar para casa retornando do plantão.

Iantorno investigava o possível envolvimento de policiais com as ações de milícias na favela Kelson's, na Penha, Zona Norte do Rio. A polícia suspeita de execução e já descartou a possibilidade de roubo, informou a delegada Valéria de Castro, que acompanha as investigações.

- Já estamos assistindo as imagens e temos testemunhas. Tudo o que a polícia tiver que fazer será feito. Já descartamos a hipótese de roubo, até porque nada foi levado. Agora o que se passou nas imediações ainda não sabemos - afirmou.

Dois homens teriam seguido o delegado até o local e efetuado os disparos. Um dos criminosos, segundo testemunhas, teria atirado para o alto pouco após atingir o delegado. Segundo testemunhas, os executores estavam em um carro, que saiu em alta velocidade logo após os disparos. A ação dos criminosos foi registrada pelo circuito interno do supermercado, e as fitas já estão sob o poder da polícia, mas há informações de que as imagens não apresentam boa qualidade.

Segundo o irmão da vítima, Milton Iantorno, o delegado andava armado e aparentemente não teria inimigos. Alcides Iantorno morava no Recreio, tinha 63 anos e trabalhava para a polícia há mais de 40 anos, período em que chegou a ser diretor da Polinter e coordenou delegacias especializadas, como a de Repressão à Roubos e Furtos de Veículos.

A execução atraiu a atenção de vários delegados, investigadores e comandantes de batalhões da Zona Oeste, que seguiram para o local na manhã deste domingo, pouco após o crime. O delegado teria sido morto por volta das 8h15, mas somente após as 11h o corpo foi retirado do local.

O chefe de Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro, informou que a Delegacia de Homicídios irá auxiliar a 16ª DP (Barra) nas investigações sobre a morte do delegado. Gilberto Ribeiro negou que o delegado Alcides Iantorno viesse sofrendo algum tipo de ameaça.

A investigação ficará a cargo da Delegacia de Homicídios na Zona Oeste da cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: