[Valid Atom 1.0]

domingo, 2 de outubro de 2011

SUS: Nem com liminar operação acontece




CIRURGIA BARIÁTRICA



JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Mesmo após obter na Justiça liminar determinando a realização de uma cirurgia de redução de estômago, o técnico em refrigeração Thiago Alves de Macedo, 24 anos, enfrenta dificuldades para realizar o procedimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá. A situação coloca em risco a vida do paciente.

“Inicialmente, a Central de Regulação me encaminhou para o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Lá, disseram que a UTI não está liberada para este tipo de cirurgia por falta de aparelhos. Retornei à Central, que encaminhou para o Hospital Geral Universitário (HGU), onde o médico só vem uma vez por semana e ontem (quinta-feira) não veio e disseram que nem sabem se ele vai estar aqui na próxima quinta-feira”, contou Thiago Alves.

Com 173 quilos, ele disse que precisa passar pela operação não apenas por uma questão estética. “A pressão está alta, sinto dor no peito e não consigo nem trabalhar”, relatou.

A esposa de Thiago, Eronilda Pereira de Souza, 27 anos, acompanha de perto o drama enfrentado pelo marido. “O médico já disse que ele tem cinco anos de vida, caso não faça a cirurgia”, disse ela. “Não posso nem fazer ginástica ou academia porque meu coração pode não aguentar e corro o risco de sofrer um infarto”, completou Thiago Alves.

A liminar foi concedida pelo juiz Hildebrando Costa Marques, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá. De acordo com o advogado Kleber José Menezes Alves, a liminar foi concedida em 25 de agosto passado.

“Está havendo um descaso. O prazo já venceu e já informei ao magistrado que a decisão não foi cumprida para que sejam tomadas as medidas cabíveis, inclusive, pedir a prisão do secretário de Saúde de Cuiabá (Lamartine Godoy Neto)”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que o caso de Thiago Alves encontra-se em processo normal de andamento a partir da data de notificação da liminar, expedida no último dia 1º de setembro.

Conforme o assessor jurídico da SMS, Paulo César Machado Ribeiro, a notificação chegou à Procuradoria Geral do Município no dia 6 de setembro. “Agendou-se, então a primeira avaliação médica para o citado paciente no dia 29 de setembro, às 7 horas, no Hospital Geral Universitário. A segunda foi agendada para 6 de outubro, às 12 horas”, informou.

A SMS disse ainda que “resta cumprir todos os procedimentos médicos de praxe (exames, avaliações e acompanhamento psicológico) para efetivamente ser efetuada a cirurgia. Isto significa que o paciente deve aguardar a finalização destas avaliações a cargo da equipe médica encarregada do caso”. O paciente disse que dispõe de todos os exames já providenciados.

Por meio da assessoria de imprensa, o diretor superintendente Elias Nogueira Peres informou que o HUJM não contratualizou o serviço de cirurgia bariátrica com a prefeitura de Cuiabá por não reunir até o momento toda a infraestrutura necessária para esse atendimento. Ele disse ainda que o Departamento de Clínica Cirúrgica está levantando todas as necessidades de adequação e suporte a esse tipo de cirurgia.

Já a assessoria da Unic, responsável pelo HGU, confirmou que Thiago Alves tinha anteontem a consulta, mas que o médico precisou se ausentar por motivos emergenciais. A consulta foi remarcada para a próxima quinta-feira, às 15 horas, quando vai ser avaliado por toda uma equipe médica. 



















LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: