[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Provigil


provigil.gif Uma droga utilizada para tratar doença do sono, entre outras doenças, está sendo usada com sucesso por soldados no Iraque, profissionais de tecnologia e todo mundo que precisa estar alerta durante longas horas. Sem os efeitos colaterais dos suspeitos habituais, como anfetaminas e cocaína. Acima de tudo, perfeitamente legal. Esse é o Provigil.

Virar uma, duas noites seguidas não é para qualquer um. Profissionais de informática[bb] experimentados como eu fazem uso de quantidades industriais de café[bb], mas outros com estômago fraco acabam apelando para outras substâncias. A parte ruim é que anfetaminas e derivados Têm um efeito rebote. Depois de dois dias sem dormir, você vai dormir um dia inteiro, faltar ao trabalho e perder todos os pontos que acumulou com sua virada heróica.

O Sono

A função do sono nunca foi bem-entendida. Não tem nada a ver com descanso físico propriamente dito, relaxar em uma poltrona ouvindo música descansa o corpo do mesmo jeito. O cérebro também não pára. As teorias mais modernas defendem que o período de sono é uma espécie de “manutenção”, como se seu cérebro estivesse rodando o scandisk, atualizando arquivos e fazendo backups.
Alguns cientistas defendem que durante os sonhos as memórias são fixadas, sendo determinado se irão permanecer como de longo ou curto prazo.
Os sonhos seriam o subproduto desse processo, daí o desconforto de um sono sem sonhos, quando a fase REM (Rapid Eye Movement) é interrompida ao começar, mas sem acordar o paciente.
Disso surgiu a lenda de que uma semana sem dormir seria suficiente para deixar uma pessoa louca, morrendo em seguida.
Na realidade o recorde de privação de sono em humanos, sob condições controladas é de onze dias, com alguns efeitos identificados:
  • Extrema fadiga (claro)
  • Prejuízo na capacidade intelectual / espacial
  • Diminuição na capacidade imunológica
Este último efeito, inclusive, é o mais surpreendente. Ratos forçados a estado de privação de sono morrem, de 2 a 5 semanas, por infecção bacteriana, dado seu sistema imunológico estar extremamente debilitado.
provigil4.jpg

As Alternativas

Mesmo as substâncias ilegais não são eficientes em privação de sono, pois só adiam o sono inevitável, com efeitos colaterais como irritabilidade, tremedeira, mudanças de comportamento ou simplesmente deixam o sujeito quicando. Também não é viável ficar mais que um ou dois dias direto sob influência dessas substâncias, a menos que você tenha dissolvido seu fígado em álcool[bb] durante a adolescência, mas nem todo mundo passou por isso.
Ao final, o efeito rebote é pesado, com todo o sono acumulado voltando de uma vez só.

Modafinil e Similares

Provigil também é conhecido como Modafinil e vários outros nomes comerciais. É um anti-narcoléptico[bb] usado para casos de Doença do Sono, distúrbios de atenção, alguns problemas neurológicos como Alzheimer[bb], perda de memória relacionada com a idade e até mesmo jet-lag. Provigil foi indicado pelo FDA em 2003 para tratamento de indequação a trabalhos em turnos noturnos, por exemplo.
provigil2.jpg
A fórmula do Provigil
O melhor de tudo, o Provigil não causa alterações de comportamento como drogas da família das anfetaminas, e não tem efeito-rebote. Isso quer dizer que, após o uso, o paciente NÃO sofrerá de exaustão nem virará noites seguidas dormindo.
De tudo que já li sobre psicofarmacologia, essa talvez seja a droga mais poderosa. Estamos falando de algo além de simplesmente mudar o comportamento, coisa que, convenhamos, qualquer gole de tequila faz. Estamos falando de abolir um dos ciclos básicos do metabolismo humano. Completamente. Sem efeitos visíveis. Tecnicamente faz sentido, uma pessoa poderia ficar sem dormir por seis meses, da mesma forma que uma mulher que utilize certos modelos de anticoncepcional fica meses sem menstruar. Agora… se isso é efetivamente prejudicial ou não, ninguém sabe. Eu gostaria de descobrir.
Infelizmente não existem estudos sobre os efeitos de uma abstinência prolongada de sono controlada por Provigil. Se houvesse, a tentação seria grande.
Gente que não gosta de dormir, como eu, se beneficiaria muito. Imagine só ganhar 1/3 a mais de sua vida, assim, de graça (em termos, o remédio[bb] é caro). Imagine a produtividade. Ao invés de dormir, uma ou duas horas relaxando, ouvindo uma musiquinha ou mesmo vendo um bom filme.
provigil3.jpg
Esta pílula tem poder de mudar a Humanidade?

Poderia viajar à noite tranquilo, a maioria dos acidentes acontece à noite por fadiga, e essas substâncias não provocam cansaço ou fadiga, no sentido de te deixarem insone, cansado mas sem conseguir dormir. Poderia produzir praticamente o dobro do que produzo. Trabalhar à noite é muito, muito bom. Trabalhar à noite E de dia é melhor ainda. Nada mais daquele “efeito pica-pau” da alta madrugada, quando o relógio biológico está no nível mais baixo, e mesmo entupido de café a gente começa a bater cabeça.
Se alguém tiver um comprimidinho de Provigil por aí, por favor mande, quero testar. Sei que a ciência nos promete a imortalidade, mas por hora só poder parar de dormir já seria um presentão.













LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: