[Valid Atom 1.0]

domingo, 7 de agosto de 2011

: “Lula combatía a Chávez ausente y temblaba frente a Chávez presente”

Uribe, a trino herido

El expresidente Álvaro Uribe decidió casar varias peleas en Twitter esta semana.
Sábado 6 Agosto 2011

El expresidente Álvaro Uribe decidió casar varias peleas en Twitter esta semana. El expresidente Lula da Silva, quien estuvo de visita la semana en el país, dijo que Santos era un ejemplo para la región y que él y Dilma Rousseff podían trabajar mejor juntos, porque ni él ni Uribe confiaban totalmente el uno en el otro. Uribe replicó en un mensaje desde su cuenta de Twitter que “hoy nos maltrata y en el gobierno (del expresidente en Brasil) fingía ser el mejor amigo. Hoy confiesa que me tuvo desconfianza, pero la inversión de Brasil tuvo toda la confianza en Colombia”. Y añadió: “Lula combatía a Chávez ausente y temblaba frente a Chávez presente”.
También casó pelea con Hugo Chávez y con Santos un día antes al trinar: “Diego Arria narcoterroristas ELN, en Venezuela. Foto recientemente decomisada por Policía Colombia”, haciendo referencia a la presencia de la guerrilla en Venezuela, que el almirante Cely anunció ante medios de comunicación a principios de la semana pasada y que el ministro de Defensa, Rivera, tuvo que salir a corregir para que no se armara un lío con el país vecino.



Semana.com



"Uribe descreve Lula como hipócrita e covarde"


Publicado em 06/08/2011 pelo(a) Wiki Repórter Jefferson Nóbrega, Brasília - DF
Álvaro Uribe também assegurou que “Lula combatia (o presidente da Venezuela, Hugo) Chávez ausente e tremia frente a Chávez presente”.

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe Vélez (2002-2010) respondeu através de sua conta Twitter (@alvarouribevel) ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), depois que este revelou em Bogotá, em um encontro com o presidente Juan Manuel Santos que, quando foram governantes, “Não havia confiança entre Uribe e eu”.

“Lula nos maltrata e no governo fingia ser o melhor amigo”, escreveu Uribe através de sua conta no Twitter, e acusou Lula de ser “mal perdedor”, porque a Colômbia ganhou do Brasil a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em outra mensagem, Uribe disse: “Lula incapaz de declarar a narcofarc de terroristas”, em alusão à insistência do governo de Uribe de que os países vizinhos declarassem como grupo terroristas às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, comunista). Uribe acrescentou que “Lula foi incapaz de extraditar o padre Camilo, terrorista refugiado no Brasil”, que segundo as autoridades colombianas era o representante das FARC nesse país.

Além disso, Uribe assegurou em outra mensagem que “Lula combatia (o presidente da Venezuela, Hugo) Chávez ausente e tremia frente a Chávez presente”. Finalmente, o ex-presidente colombiano afirmou que “hoje Lula confessa que me teve desconfiança, porém o investimento do Brasil teve toda a confiança”.

O que Lula disse?

O ex-mandatário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de visita a Bogotá, afirmou que acredita que os presidentes Juan Manuel Santos e Dilma Rousseff podem fazer muito mais “do que fizemos eu e Uribe. Não confiávamos inteiramente entre os dois (sic)”, anotou.

O ex-presidente propôs ao governo colombiano criar um fundo de garantia para investir no desenvolvimento estratégico do Sul, de maneira que se avance em novas hidrelétricas, portos e vias. “há que aproveitar o gasto para a riqueza do continente. Projetos estratégicos para daqui a 10 anos. Isto é o melhor que está acontecendo entre Brasil e Colômbia”, acrescentou Lula.

O ex-presidente do Brasil pediu para dar importância ao crédito. “Presidente Santos, você não deve ter medo de emprestar dinheiro aos pobres. Os pobres pagam”, disse Lula ao fazer um chamado à “bancarização”. Ele destacou a gestão do presidente colombiano, Juan Manuel Santos e disse que o país “está vivendo um momento de tranqüilidade extraordinária com alguns vizinhos polêmicos”.

Lula assegurou que Santos está marcando na UnaSul uma política muito importante. Segundo Lula, a lição que o mandatário colombiano deu é de que não dedicou seu tempo em brigar com os demais vizinhos, senão em fazer a paz com eles.

O ex-mandatário brasileiro ressaltou a presença de empresas do Brasil como a Petrobras, Odebrecht, Grupo Sinergy, entre outras. “Este é um sinal muito promissor das relações bi-nacionais”, disse Lula.

Publicado no La Patilla.
Tradução: Graça Salgueiro
Fonte: MSM







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: