[Valid Atom 1.0]

sábado, 23 de julho de 2011

Noruega: nº de mortos em ilha sobe para 85; total vai a 92




Barco de equipe de resgate passa por uma encosta onde corpos de vítimas foram colocados, na ilha de Utoya. Foto: Reuters

Barco de equipe de resgate passa por uma encosta onde corpos de vítimas foram colocados, na ilha de Utoya
Foto: Reuters


A polícia norueguesa informou que o número de mortos na ilha de Utoya foi de 85, aumentando para 92 o total de vítimas fatais do duplo atentado de sexta-feira, segundo a BBC. Um acampamento na ilha foi alvo de um atirador, que atacou o local horas depois de provocar uma explosão em Oslo, capital do país. Sete pessoas morreram no primeiro ataque.

O norueguês Anders Behring Breivik, 32 anos, está sendo interrogado pela polícia. Breivik teria chegado à ilha vestido de policial e atirado contra jovens que participavam do acampamento do Partido Trabalhista (do governo). Cerca de 600 jovens participavam do encontro. Breivik também é suspeito de ter participado do atentado ocorrido em Oslo um pouco antes. Este foi considerado o pior ataque ocorrido no país desde a Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista coletiva, oministro da Justiça, Knut Storberget, e o premiê norueguês, Jens Stoltenberg, afirmaram que é cedo para especular os motivos da tragédia, e que não se sabe se o atirador agiu sozinho. A jovem Emma Christiansen, 16 anos, que participava do acampamento, afirmou à BBC ter visto o homem vestido de policial sendo abordado por um jovem e atirando contra ele. "Então, corri para dentro de casa. Foi assustador", disse Christiansen.

Segundo a polícia, há relatos de que o homem tenha sido visto em Oslo antes de seguir à ilha de Utoya, onde explosivos não detonados foram encontrados pelas autoridades. Em entrevista à BBC, o chanceler da Noruega, Jonas Gahr Store, confirmou que se suspeita que o detido tenha ido ao acampamento depois de participar do atentado à capital norueguesa.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: