[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mãe adotiva precisa comprovar para a Justiça que está amamentando bebê


Pediatra vai avaliar se criança está sendo alimentada com leite materno.
Menino já chegou a ser levado para um abrigo por ordem judicial.

Do G1, MG



Um bebê que ainda não completou dois meses de vida está envolvido em uma disputa judicial em Alfenas, no Sul de Minas. A Justiça quer que a mãe adotiva comprove que está amamentando a criança.

De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ), depois de ser doado pela mãe a um casal adotivo, o menino foi levado para um abrigo por ordem judicial. Mas uma liminar do TJ fez com que o bebê voltasse para o casal com o argumento de que estava sendo amamentado. Ainda de acordo com o TJ, a decisão é temporária, de caráter urgente, até a decisão final.

Na tarde desta terça-feira (17), a mãe adotiva realizou um exame no Hospital Alzira Velano para constatar que está produzindo leite. O Ministério Público quer saber se ela está realmente em fase de aleitamento. A mulher deu à luz um bebê que morreu em dezembro do ano passado e por isso ainda conseguiria amamentar.

A Justiça determinou que uma perícia médica fosse feita e um pediatra vai avaliar se a mãe vem tomando medicamentos para produzir leite e, também, se o bebê está se alimentando exclusivamente do leite materno. Ainda conforme a determinação, os relatórios médicos deverão ser apresentados de 15 em 15 dias.

Na chegada ao hospital, a mulher mostrou-se tranquila em passar pelo procedimento. “Estou muito confiante porque é a verdade. Ele amamenta mesmo, não tenho nada que esconder”, afirmou a mãe adotiva.

Para a advogada da família, Vilma da Silva Batista, a única preocupação é com a saúde do bebê, que poderia contrair doenças se ficar tantas vezes exposto ao ambiente hospitalar. “Ela tem o leite materno, podem examiná-la. Em relação ao recém-nascido, trata-se de um bebê com menos de dois meses de idade. Com isso a maturação do sistema imunológico é lenta e se ele ficar exposto a ambientes de riscos, ele pode contrair doenças”, diz.

Através da assessoria, a juíza Adriani Garcia informou por telefone que não irá se pronunciar sobre o caso, porque ele corre em segredo de justiça e envolve um menor. O laudo que irá comprovar ou não se a mãe adotiva está amamentando o bebê de maneira natural deve sair até a próxima quinta-feira (19).





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: