[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de maio de 2011

INFILTRAÇÃO EM BANHEIRO DE MEU APARTAMENTO



Fórum:
UsuárioDiscussãoPostada em
Cristiano de Oliveira Neves
Outros
Rio de Janeiro, RJ

Gostaria de falar sobre um vazamento de esgoto, que acontece em meu banheiro e esta destruindo meu apartamento, tenho uma filha de 02 anos e nao posso dar banho nela em meu banheiro, pois vaza esgoto do apartamento de cima o tempo todo, meu condominio e administrado por uma empresa, mais ja estive nesta varias vezes sem sucesso algum, gostaria que voces me pedir socorro pois ja nao sei como posso proceder. Posso processar ambos o condominio e o apartamento de cima, como procedo.

Cristiano Neves, Rio de Janeiro

15/03/2003


UsuárioRespostas (48)Postada em
Milton
Estudante
Niteroi, RJ
Cristiano,
A primeira providência a ser tomada é identificar de onde, exatamente, provém o vazamento: se da tubulação do condomínio ou do apartamento de seu vizinho. Explico: existe uma tubulação vertical que abastece a todas as unidades;e existe a tubulação horizontal pertencente ao apartamento individualmente. Se o vazamento for do condomínio, é deste a responsabilidade do reparo. Mas se for constatado que o problema está na tubulação do seu vizinho, somente ele responde pelos prejuízos, além do reparo.Você poderá, após identificado o responsável, procurar um Juizado Cível para resolver a questão
Espero ter ajudado
Milton
15/03/2003
Jair Rodrigues
Estudante
Brasília-DF, DF
Com relação ao assunto do Cristiano, tenho a acrescentar com uma experiência recente sobre o mesmo tema.



20/03/2003
Sylvio Nogueira
Outros
CURITIBA, PR
Caro Cristiano:

O conterrâneo e futuro colega Milton fez menção a uma geometria tão importante quanto raramente observada no meio profissional: é extremanente frequente o escoamento de águas (de boxes de banho - via rejuntes de azulejos -, de lavaduras habituais de pisos - fora dos boxes- e/ou de eventuais vazamentos de tubos embutidos em paredes), originadas em andares situados acima do pavimento imediatamente superior ao seu (sua mensagem não localizou seu apto no prédio, o que é fundamental para qualquer diagnóstico, ainda que preliminar). Assim, embora o seu vizinho imediato POSSA estar contribuindo - sem o saber - para a goteira (que costuma ocorrer por fora da caixa coletora e não de dentro dela), é impossível afirmar que ele é o unico causador do problema, já que as perfurações efetuadas para abrigar prumadas são naturais "ralos", contínuos, podendo trazer águas de outros andares; portanto, será pouco sensato mover ação judicial, contra um único vizinho, com base neste comum e sempre recorrente equívoco; você conseguirá, quando muito, que o citado cidadão seja obrigado - por sentença judicial - a martelar o o próprio piso, aplicar manta e trocar lajotas; e a infiltração, após poucos meses,para seu desespéro, retornará. Procure assessoria de um profissional experiente (arquiteto ou engenheiro, peritos), que verifique o projeto original, o próprio prédio e se os moradores inclusive você) cultivam o hábito de lavar pisos, pois esta prática (aparentemente inocente) pode gerar infiltrações até a face superior da laje estrutural e provocar lentos e demorados gotejamentos sobre o forro inferior. Depois, e só então, busque apoio de um advogado, ao qual caberá tomar as providências - com base em geometrias reais - que o caso recomendar. Eis o que posso dizer com os dados que você enviou (se quiser, mande fartas fotografias, desenhos e posição da sua unidade no prédio, para permitir mais comentários).

Saudações

Sylvio Nogueira
Arquiteto CREA 347-D/RJ (Turma 1966)
Preito em Patologias da COnstrução Civil

CURITIBA / PR
E-Mail: snogueira@bbs2.sul.com.br
23/03/2003
Claudilene Ribeiro Simoes
Outros
São José dos Campos, SP
Com base na informação dada pelo Sr. Cristiano, se realmente foi constatado que a causa da infiltração é uma conexão de pvc( quebrada ou trincada ou até mesmo mal instalado) situado no banheiro do apartamento acima.
E como provar, se o proprietário deste, não estiver de acordo em arcar com as depesas do conserto, qual a lei ou norma ou decreto que podemos encontrar a indicação da responsabilidade .

Grata

Claudilene
17/07/2006
Claudilene Ribeiro Simoes
Outros
São José dos Campos, SP
Com base na informação dada pelo Sr. Cristiano, se realmente foi constatado que a causa da infiltração é uma conexão de pvc( quebrada ou trincada ou até mesmo mal instalado) situado no banheiro do apartamento acima.
E como provar, se o proprietário deste, não estiver de acordo em arcar com as depesas do conserto, qual a lei ou norma ou decreto que podemos encontrar a indicação da responsabilidade .

Grata

Claudilene
17/07/2006
Fernando Ferrazza
Bacharel(a)
Viçosa , MG
Cristiano,

A conclusão de todo o exposto, é que você descubra de onde é o problema, e ingresse com uma ação cominatória no Juizado Especial contra a pessoa física ou jurídica, responsável pelo problema.

Sem mais.

Fernando
27/11/2006
Ricardo Lucio
Bacharel(a)
São Paulo, SP
Eu estou com um problema parecido: estou com um vazamento no canto superior direito da parede da sala, que dá para a varanda.
Já quebrei lá e não constatei ser um vazamento da minha unidade, porém o vizinho de cima não aceita que seja quebrado o piso da sala dele para verificar se o vazamento é da unidade dele.
O que fazer?
31/10/2007
Sergio Betini
Outros
Santos, SP
Estou com um problema semelhante, pois o vazamento no andar de cima já destruiu meu banheiro e o residente não permite que ninguém ingresse à unidade para constatar o local do vazamento.
A água é limpa, portante devendo ser do ralo do banheiro ou encanação.
Creio que seja o ralo, pois o vazamento não é constante.
O quê posso fazer?
18/11/2007
Cristina
Outros
aracaju, SE
Tenho um vasamento a varios meses em meu banheiro dos fundos no qual já abriu um pequeno bruraco no gesso e tambem no banheiro social com bolhas em ponto de abrir novo buraco no gesso, o vazamento esta destruindo meu apartamento,informei a moradora do apto. superior a qual foi verificar em minha residencia , porem não tomando nenhuma atitude. Agora a certa de 5 dias, um novo vazamento apareceu onde parte do teto acima do box e parede lateral estão totalmente umidas( tendo que desligar a chave da parte eletrica do meu apartamento onde fica a parte do chuveiro eletrico-receio ter um curto circuito, o q com isso me impossibilita de tomar banhos quentes) e também nesta mesma parede do lado oposto (onde fica o quarto) totalmente no mesmo estado. Chamei a moradora do andar superior que levou um "bombeiro" o qual alegou que era problema da Construtora e não da moradora do apto. superior. A contrutora nem existe mais creio eu. A sindica que estava presente informou que não, que rege na convenção que problemas em apartamentos de vazamentos é de responsabilidade do moradora. Como devo proceder para que a moradora do andar superior conserte meu apartamento e cesse com o vazamento , caso ela não se habilite a faze-lo??
Grata,
Cristina AJU/SE
28/05/2008
Elisabeth Martins Marques
Outros
Santos, SP
EStou com GRANDE vazamento no banheiro ..que vem do apto de cima..e ele se nega arrumar o vazamento e n. quer tomar providencia alguma ....a quem devo recorrer? para poder consertar o vazamento dele..ele n. conversa com ninguem e n. da audiencia pra ninguem., fica muito dificil estou sem saida por favor me ajude..






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: