[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Irã diz ter detectado segundo ataque com vírus de computador e vê 'guerra cibernética'



TEERÃ - O Irã foi alvo de um segundo vírus de computador em uma "guerra cibernética" promovida por seus inimigos, disse nesta segunda-feira o comandante de Defesa Civil do país. Gholamreza Jalali disse à agência de notícias semi oficial Mehr que o novo vírus, chamado "Stars", estava sendo investigado por especialistas.

- Felizmente, nossos jovens especialistas conseguiram descobrir esse vírus e o vírus Stars está agora em laboratório para mais investigações - disse Jalali, segundo a agência.

Ele não especificou qual era o alvo do Stars nem o impacto que ele pretendia ter.

- As características particulares do vírus Stars foram descobertas - disse Jalali. - O vírus é congruente e harmonioso com o sistema (de computador) e, na fase inicial, causa pequenos danos e pode ser confundido com algum arquivo executável de organizações governamentais.

Para governo, vírus descoberto em 2010 em usina nuclear ainda representam risco

Jalali alertou que o vírus Stuxnet, descoberto em computadores na usina nuclear de Bushehr no ano passado, ainda representam um risco real. Alguns especialistas o descreveram como o "primeiro míssil cibernético teleguiado" que tinha como alvo o programa nuclear iraniano.

Autoridades iranianas afirmaram ter conseguido neutralizar o Stuxnet antes de ele conseguir causar os danos planejados na instalação nuclear. Essas autoridades responsabilizaram Israel e os Estados Unidos -que acreditam que o Irã busca desenvolver armas nucleares- pelo vírus. O Irã afirma que seu programa nuclear é totalmente pacífico.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: