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sábado, 5 de março de 2011

V-34 Barroso

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O projeto que agora constitui o quinto navio da série foi encomendado em 1993. Seu casco com mais de 100m de comprimento é 4,2 metros mais longo que o original. A extensão foi provida para melhorar as qualidades marinheiras do navio, que também recebeu "bochechas" na proa, semelhantes à classe "Niterói", para diminuição do embarque de água em mar grosso. Os estudos para a modificação do desenho da proa do navio foram feitos com o auxílio do Swedish Maritime Research Centre SSPA, na Suécia. O navio recebeu também um convôo estendido para operação mais segura do helicóptero orgânico e um centro de operações de combate um metro mais longo. A coberta do castelo de proa também foi estendida em um metro e o pessoal embarcado aumentou de 122 para 154.

A praça de máquinas foi estendida em dois metros para acomodar os motores diesel MTU 20V1163 mais poderosos e maiores, que se espera proporcionem uma velocidade de 29 nós. O alcance operacional permanece inalterado a 4.000 milhas a 15 nós.

A superestrutura foi modificada do projeto original, as imagens iniciais sugerindo um peso mais baixo e um grau mais alto furtividade. O mastro principal é mais baixo e leve, o tamanho da chaminé foi reduzido e o convés 01 foi estendido, com portas de acesso reposicionadas.

No armamento, o canhão de 4,5 polegadas (114,3mm) L55 Mk 8 foi mantido, ao mesmo tempo que os mísseis anti-navio Exocet MM-40 e os reparos triplos lança-torpedos anti-submarino Mk.32. Mas os dois canhões Bofors 40mm/L70 originais foram substituídos por um único Bofors 40 Trinity Mk.3 CIWS, muito mais preciso. A arma é controlada por uma alça optrônica EOS-400.

Na área de eletrônica, os lançadores de chamarizes de proteção anti-míssil foram substituídos pelo sistema similar do IPqM (Instituto de Pesquisas da Marinha) usado nas fragatas modernizadas, e os sistema de guerra eletrônica Racal pelo Elebra ET/SLQ-1, também nacional, para alerta-radar. Adicionalmente, o sistema de CME SLQ-2 substituirá o jammer usado nos primeiros navios. O radar de busca combinada será oAESN RTN-20S em lugar do Plessey AWS-4 usado no primeiro lote, e um radar de direção de tiro RTN-30X substitui o RTN-10X. O radar de navegação é o Racal Decca TM 1226C, no lugar do Kelvin Hughes Tipo 1007. A mudança mais importante será o sistema de controle tático e comando e controle Siconta Mk III, no lugar do Ferranti CAAIS-450/WSA 421 instalado nos primeiros quatro navios.

Um segundo navio igual à Barroso seria encomendado em 1995, mas nenhum movimento foi feito nesse sentido. Ao invés disso, a Marinha pensa em desenvolver ou adquirir o projeto pronto de uma nova fragata de 3.500-3.600 toneladas com características mais furtivas. Sendo assim, a corveta Barroso provavelmente será o único navio de sua classe.

Forum Base Militar Web Magazine


View Full Version : V-34 BARROSO ( Brazilian Navy)



Cap Klows
08-23-2008, 09:28 AM
Barroso

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COC Siconta MK3

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Passadiço

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