[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

#GASTRONOMIA : Morre Santamaría, maior crítico de Adrià


O estrelado catalão Santi Santamaría, do Can Fabes, teve um ataque cardíaco em Cingapura, aos 53 anos. O chef deixa uma grande obra e muita polêmica por seus ataques à cozinha vanguardista espanhola

17 de fevereiro de 2011 | 0h 02
O Estado de S.Paulo

Morreu ontem em Cingapura, aos 53 anos, o chef catalão Santi Santamaría, proprietário do restaurante Can Fabes. Chef mais estrelado da Espanha, teve um ataque cardíaco, segundo sua mulher, Àngels, enquanto apresentava à imprensa seu novo restaurante na Ásia.

"Santi tinha o coração muito delicado. Todos nós sabíamos disso. Era um bom vivant. Gostava de comer e beber. Estava com sobrepeso e isto também estava causando problemas no joelho dele. Recorrentemente ia para clínicas de emagrecimento para tentar fazer dieta", disse ao Paladar Joana Munné, consultora gastronômica e amiga do chef. "Ele sempre falou que ia morrer a qualquer momento, mas é claro que ninguém esperava. Para mim hoje é um dia de luto na gastronomia. O Santi era o pai da cozinha catalã. Apesar de todas as loucuras e controvérsias, era ele o chef mais culto do país."

Nascido em San Celoni, um vilarejo próximo a Barcelona, Santamaría era cozinheiro autotidata e provocou celeuma entre a comunidade gastronômica ao criticar a cozinha experimental e "laboratorial" liderada pelo antes amigo Ferran Adrià, com quem rompeu definitivamente em 2007, depois de criticá-lo publicamente no Madrid Fusión, dizendo que a "onda científica" estava "aleijando a alta cozinha". Após o episódio, apelidado de "a guerra dos fogões", Santamaría não foi convidado para a edição seguinte do congresso madrilenho.

Em A Cozinha a Nu - publicado em 2008 na Espanha e lançado no ano seguinte no Brasil pela editora Senac - o cisma foi irreversível. No livro, o espanhol acusava chefs da linhagem molecular de Adrià de manipulação inconsequente de elementos químicos na cozinha, o que, para ele, poderia causar danos à saúde.

Procurado pelo Paladar, o brasileiro Rafael Costa e Silva, que trabalha com Andoni Aduriz, do Mugaritz, contou que tinha acabado de saber da morte do chef. "Andoni nos contou. Nós não tínhamos relação alguma com Santamaría porque ele nos criticava muito. Nunca levantamos nada contra ele, e mesmo assim ele não tinha uma visão positiva do nosso trabalho. Mas foi um cozinheiro importante."

Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o enterro de Santamaría.


Repercussão

"Perdemos uma grande pessoa e um grande profissional. Ele representava um estilo de cozinha, lutava pelos produtos"
Javier Torres, chef do Dos Cielos e do ene

"Era admirável, exigente e obcecado pelo produto. Trabalhei com ele por quase dois anos e aprendi muito sobre ingredientes"
Ligia Karazawa, chef do Clos de Tapas

"Santi Santamaría era o mais culto de todos os cozinheiros que conheci. Estava num momento de ouro, abrindo restaurante em Cingapura"
Alex Atala, chef do D.O.M.

Morre aos 53 anos, Santi Santamaria, o 'rolls royce da culinária espanhola'

Chef de cozinha catalão estava em Cingapura, onde é dono de restaurante.
Localizado em Barcelona, seu Can Fabes recebeu 3 estrelas do 'Michelin'.

Do G1, com informações da EFE


O chef catalão Santi Santamaria, dono do Fan Cabes (Foto: Divulgação)O chef catalão Santi Santamaria, dono do Fan Cabes
(Foto: Divulgação)

Morreu nesta quarta-feira (16), em Cingapura, o chef de cozinha espanhol Santi Santamaria. De acordo com a agência de notícias EFE, ele sofreu um ataque cardíaco quando apresentava seu restaurante a jornalistas e amigos.

Santamaria, que estava com 53 anos, foi o criador do restaurante El Racó de Can Fabes, de Barcelona, que recebeu em 1994 as cobiçadas três estrelas do "Guia Michelin", considerado como a bíblia da gastronomia mundial. Ele foi o primeiro chef catalão a receber a distinção. Outro de seus restaurantes, o Santceloni, de Madri, conquistou duas estrelas no "Guia Michelin".

Para o presidente da Academia Espanhola da Gastronomía, o cozinheiro era o "rolls royce da alta culinária do país".

Atualmente, Santamaria também era proprietário de um restaurante na zona portuária de Cingapura. Ele estava no país visitando o estabelecimento, que é dirigido por sua filha, Regina.

A morte do chef internacional foi comunicada por um de seus funcionários à embaixada espanhola, às 20h30 locais. De acordo com testemunhas, Santamaria estava apresentando as instalações de seu restaurante - chamado Santi - a convidados quando sofreu um colapso. O cozinheiro lutava havia anos contra a obesidade.

Segundo o site de notícias em espanhol do canal Fox News, ele ainda respirava quando os paramédicos chegaram para levá-lo ao hospital, mas acabou não resistindo e morreu.

Rivalidade com Férran Adriá
Além do sucesso de sua cozinha, Santamaria ficou conhecido recentemente por críticas que fez a colegas de profissão em seu livro "La cocina al desnudo" (A cozinha nua, em tradução). Na obra, ele condenava os chefes que abusam de produtos químicos em seus pratos e contribuem para transformar a gastronomia em um circo midiático.

Um dos alvos de suas críticas foi o chef-celebridade Férran Adriá, do restaurante El Bulli, considerado um dos melhores do mundo. "Hoje, tenho com Ferrán Adriá um divórcio enorme, conceitual e ético", disse.

Informado sobre a morte repentina do colega, Adriá afirmou ter ficado "chocado" e "muito triste". "As discrepâncias entre ambos existiam, mas a morte de qualquer pessoa está acima desse tipo de coisas", disse o rival espanhol.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: