[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

#rio #news : Caixa Federal vai instalar agência no Complexo do Alemão

terra.com.br


01 de dezembro de 2010 21h24 atualizado às 22h20


1º de dezembro - Funcionários da prefeitura do Rio começam a fechar os buracos abertos por traficantes no Complexo do Alemão, que tinham o objetivo de .... Foto: Bruna Prado/Futura Press

Funcionários da prefeitura do Rio começam a fechar realizam obras no Complexo do Alemão após ocupação policial
Foto: Bruna Prado/Futura Press


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira que vai instalar uma agência bancária no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em 2011. Segundo o banco, a unidade chegará à comunidade junto com a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), prevista para ser inaugurada nos próximos sete meses. O complexo de favelas foi ocupado por forças policiais e do Exército no domingo, após uma onda de violência que teve início no dia 21 de novembro.

Por meio do Twitter, o governador Sérgio Cabral comemorou a nova conquista para o conjunto de favelas, que tem uma população de cerca de 400 mil pessoas. "O Conselho Diretor da CEF aprovou uma agência bancária no Complexo do Alemão", disse Cabral no microblog.

De acordo com a Caixa Federal, a instalação da agência dará continuidade à parceria com o governo estadual e municipal, que já levou moradias, saneamento básico, asfaltamento, creches, postos de saúde e teleférico, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Após a ocupação do complexo de favelas pelas forças policiais no domingo, o governador havia afirmado que a conquista da segurança pública é um importante passo para garantir outros avanços sociais aos moradores do local. Na manhã desta quarta-feira, cerca de 200 agentes da Secretaria da Saúde iniciaram o cadastramento de famílias da região para mapear as necessidades dos moradores e acompanhar a situação de saúde de cada um.

Violência
A onda de violência no Rio de Janeiro teve início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: