[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 30 de novembro de 2010

#RIO #NEWS Morador: Policias Militares ganharam 70 kg de ouro para liberar traficantes


30 de novembro de 2010 22h14 atualizado às 23h13


29 de novembro - Soldado do Exército patrulha rua do Complexo do Alemão. Foto: Reuters

Soldado do Exército patrulha rua do Complexo do Alemão, após ocupação de forças de segurança
Foto: Reuters


Um morador do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, fez nesta terça-feira a denúncia de que policiais militares receberam mais de 70 kg de ouro para deixar escapar os principais traficantes do conjunto de favelas. O local foi invadido pelas forças de segurança no domingo, três dias após a ocupação na Vila Cruzeiro. As informações são do Jornal Nacional.

A polícia afirmou que vai investigar. "Essa denúncia ainda está um pouco vaga, mas nós também já iniciamos a apuração. Toda denúncia que chega é apurada. Procuramos reunir provas para punir os autores ou autor dos desvios de conduta", disse o corregedor da Secretaria de Segurança Pública, Giuseppe Vitagliano.

Violência
Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: