[Valid Atom 1.0]

domingo, 28 de novembro de 2010

"Portugal é Lisboa, tudo o resto é paisagem"!

A greve geral afinal não era tão geral!

"Portugal é Lisboa, tudo o resto é paisagem"!

Faranaz Keshavjee (www.expresso.pt)
15:04 Sábado, 27 de Novembro de 2010





O título do artigo de opinião de Miguel Sousa Tavares é sugestivo e real. Não havendo greve massiva dos transportes públicos, a greve não seria a mesma coisa. Que é um direito constitucional e que nos manifestemos contra as politicas de uma democracia falhada, estou de acordo. É preciso mostrar o descontentamento e o desacordo contra um conjunto de políticas iníquas, onde os pobres vão ficar mais pobres, e os muito ricos vão continuar a ter as suas benesses de um capitalismo de estado dependente da banca e dos grandes grupos financeiros.

Ainda procurei onde começaria a manifestação, para me juntar a ela. Tinha até pensado em levar os meus filhos, mesmo à chuva, para que cresçam lembrando-se que mesmo que a eles não lhes falte tanto como aos outros, não podem viver assistindo passivamente à injustiça social e às mentiras e corrupções de uma democracia imperfeita como é a do nosso país. Em vão fiz a pesquisa; não havia nenhuma 'manif' na agenda do dia.

Durante o café da manhã, assisti a bocados de relatos televisivos do estado da nação. Algum caos no trânsito já esperado. Comércio aberto; uns a favor de não parar para recuperar a produtividade e competitividade; outros tabalhando para salvar o amanhã dos filhos, que augura coisas piores; outros porque acham que nem vale a pena perder um dia de salário, sabendo que nada vai mudar.

Eis que a repórter fala de Vila Real! O pasteleiro e padeiro mais conhecido da zona diz que tudo parece igual; que não há nada de diferente a registar. O café segue a sua rotina normal; nas ruas também.. Mas, 'sabe', dizia o senhor, ' aqui também não temos transportes (públicos)... por isso, continua tudo como sempre; igualzinho! Só notou que estava mais frio, isso sim.

Aha! Afinal, 'Portugal é Lisboa', como dizia Eça de Queiroz, 'tudo o resto é paisagem'! E lá os pobres vão passar a ser mais pobres, sem serviços de saúde à altura de uma democracia nacional; a educação... dela sabemos pouco lá de Vila Real. E não precisamos saber mais. A greve geral, afinal de contas, não era tão geral!





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: