[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 28 de setembro de 2010

#lula : Capitalização da Petrobras ajudará o governo a cobrir rombo fiscal

Contas públicas


Somente a receita extra resultante da capitalização já colocaria o resultado primário praticamente em 3% do PIB. A meta é 3,3%

Manobra deixa ao governo a necessidade de fazer um esforço fiscal adicional de apenas 0,3% do PIB para que atinja a meta cheia, sem descontar os investimentos do PAC

A contribuição do processo de capitalização da Petrobras para o superávit primário (economia para o pagamento de juros) do setor público deverá ser de 30 bilhões de reais, segundo informaram duas fontes do governo. O reforço será um pouco inferior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e vai significar um importante salto no resultado fiscal do setor público. Nos 12 meses encerrados em julho, o superávit primário consolidado da União, dos estados, dos municípios e das empresas estatais estava em 2,03% do Produto Interno Bruto (PIB) - bem abaixo da meta de 3,3% do PIB prevista para o ano.

Somente a receita extra gerada pela capitalização da estatal petrolífera já colocaria o resultado primário praticamente em 3% do PIB. Isso deixa ao governo a necessidade de fazer um esforço fiscal adicional de apenas 0,3% do PIB para que atinja a meta cheia, sem descontar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compromisso assumido e reiterado várias vezes pelo secretário do Tesouro, Arno Augustin. Para obter receitas com a capitalização da Petrobras, o governo contou com a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na compra de ações, embora o Fundo Soberano do Brasil (FSB) também contribua.

Análise: Com manobras, meta fiscal não vale nada

A manobra funciona assim: o Tesouro recebeu 74,8 bilhões de reais pela venda (cessão onerosa) de 5 bilhões de barris de petróleo à Petrobras; paralelamente, a petrolífera vendeu cerca de 45 bilhões de reais em ações ao Tesouro. A diferença, ao redor de 30 bilhões de reais, é a receita extra que vai compor o superávit primário.

Como o governo se comprometeu a comprar 74,8 bilhões de reais em ações da Petrobras, a diferença não adquirida pelo Tesouro ficou na maior parte com o BNDES (cerca de 25 bilhões de reais) e com o FSB. Para que o banco adquira as ações, o governo publicou nesta segunda-feira medida provisória permitindo emissão de até 30 bilhões de reais em títulos do Tesouro. Os valores exatos da participação de cada um ainda não foram divulgados.

(Com Agência Estado)

VEJA

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: