[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Prouni abre inscrições para 165 mil bolsas de estudos neste sábado


Da Redação
Em São Paulo
Atualizada às 13h56

O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe inscrições para 165 mil bolsas de estudo no ensino superior a partir das 6h deste sábado (6), somente pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo termina na próxima quarta-feira (10). As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5).


O programa terá duas etapas de inscrição: em cada uma, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance. Das bolsas oferecidas em cerca de 1,5 mil instituições, 86 mil são integrais e 79 mil, parciais (50% da mensalidade).

Como se inscrever

Para participar, é necessário ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, com mínimo de 400 pontos na média das cinco notas --ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação-- além de não ter zerado na redação. É preciso ter renda familiar mínima de três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa para concorrer às bolsas de 50%; e renda mínima por pessoa de um salário mínimo e meio (R$ 765) para concorrer às bolsas integrais. Deve-se também atender a uma das condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

  • A relação dos candidatos pré-selecionados deve ser divulgada em 13 de fevereiro. Esses estudantes precisarão comprovar pessoalmente as informações prestadas nas instituições em que irão estudar, entre os dias 17 e 26 de fevereiro.

    A segunda etapa de inscrições vai de 4 a 7 de março, com resultados no dia 10 do mesmo mês.

    O que é o Prouni

    O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

    Outras informações podem ser obtidas no site do Prouni.

    Sulamérica Trânsito












    LAST






    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters