[Valid Atom 1.0]

sábado, 12 de setembro de 2009

Vazamento de combustível atinge galerias fluviais na zona leste de São Paulo

12/09/2009 - 19h53


Publicidade

colaboração para a Folha Online

Um caminhão-tanque vazou em um posto de gasolina na zona leste de São Paulo na manhã deste sábado. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o combustível chegou às galerias fluviais do bairro. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Vigilância Sanitária da Prefeitura participaram da operação.

De acordo com a polícia, policiais do 29º Batalhão foram ao local --na rua Cordão de São Francisco, na Vila Aimoré-- para checar as denúncias de vizinhos a um posto de gasolina de que um forte cheiro de combustível e a emanação de um líquido de coloração estranha incomodavam os moradores. No posto, os PMs constataram as informações para evitar a propagação de gases do combustível. Os bombeiros usaram espuma química e lavaram o local com água.

A polícia informou que o setor de vistoria de emergência da Sabesp foi acionado, pois o líquido atingiu as galerias pluviais. Um agente da Sabesp foi ao local e providenciou a abertura das galerias próximas ao posto. Em rápida vistoria, foi encontrado gás metano, existente na própria rede pluvial, outros elementos químicos estavam encobertos pela substância.

Assim, o setor de emergência química da Cetesb foi acionado. Um encarregado da companhia fez a medição de vapores das galerias. Em umas das cinco inspecionadas, foi constatada a existência de gás metano e vapores decorrentes de compostos orgânicos. Um representante da Defesa Civil da Subprefeitura de São Miguel Paulista providenciou o auxílio à limpeza da rede de esgoto local.

O delegado da 59ª DP (Jardim dos Ipês) acompanhou todo o caso e pediu perícia para o local. De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi registrado como fabricação, fornecimento, aquisição, posse, transporte de explosivos/ gás, causar poluição de qualquer natureza, e crime contra as relações de consumo. O dono do posto informou à polícia que havia um resto de combustível, e por imperícia de um funcionário, que foi demitido, o acidente aconteceu.




Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters