[Valid Atom 1.0]

sábado, 12 de setembro de 2009

OMS divulga novas medidas para conter a gripe suína nas escolas


Carlos Araújo, Rádio das Nações Unidas

NOVA YORK, EUA - A Organização Mundial da Saúde, OMS, disse que professores, alunos e outros funcionários escolares com sintomas de gripe devem ficar em casa.

Esta recomendação faz parte de uma série de novas diretrizes divulgadas, nesta sexta-feira, pela agência da ONU sobre medidas que podem ser tomadas pelas escolas para reduzir o impacto da epidemia A(H1N1).

Prevenção

O órgão pediu também às escolas para estabelecerem planos de contingência, incluindo a criação de espaços isolados para estudantes ou professores que não se sentirem bem durante as aulas.

O epidemiologista da OMS, Carlos Dora, disse à Rádio ONU, de Genebra, na Suíça, que a escola tem um papel multiplicador no alastramento do vírus.

- A escola conglomera muitas pessoas e as crianças funcionam como veículo da transmissão. Se uma criança tem a doença ela vai contaminar os outros alunos na escola. Essas por sua vez voltam para casa e contaminam as famílias. É o mesmo mecanismo de qualquer outra aglomeração - disse.

Medidas de Prevenção

De acordo com o órgão, as autoridades nacionais e locais são as que se encontram em melhor posição para tomar decisões sobre medidas de prevenção e como elas devem ser implementadas.

A OMS disse que as escolas devem continuar a promover práticas de higiene como lavar as mãos e disponibilizar máscaras contra a gripe. Sugere ainda medidas rigorosas de ventilação e limpeza.

A agência das Nações Unidas disse que não pode fornecer recomendações específicas a favor ou contra o fechamento de estabelecimentos escolares. Afirma, contudo, que o momento escolhido para fechar uma escola é crucial para impedir a propagação do doença.









Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters