[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sobe para oito o número de casos confirmados de Gripe A

São José do Rio Pardo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

9/9/2009 16:26:04

A Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Pardo confirmou esta semana que chegam a oito os casos de Gripe A, provocada pelo vírus H1N1. Todos são autóctones, com inicio dos sintomas a partir do dia 17 de agosto. As equipes locais de saúde pública fazem o monitoramento diário também dos casos suspeitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e dos possíveis surtos de Síndrome Gripal, com atenção especial aos locais fechados (escolas, creches e outros), realizando visitas, divulgando orientações e adotando de medidas cabíveis com base nos Protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

A Vigilância Epidemiológica registrou 20 casos suspeitos da Gripe A em agosto, dos quais 12 pacientes eram do sexo feminino e oito do sexo masculino. Até a última quarta-feira, 2, oito casos da Nova Gripe foram confirmados na cidade. Cinco mulheres e três homens foram infectados pelo vírus. Segundo estatística, quatro desses pacientes tinham menos de 15 anos de idade, uma entre 16 e 20 anos e outros três com idades entre 21 e 31 anos.

A enfermeira Denise Rondinelli Cossi Salvador informou que uma classe de escola de ensino fundamental chegou a ter as aulas suspensas por medida de prevenção, porque uma aluna contraiu o vírus da Gripe A, mas já retomou as atividades.

“Seguimos os procedimentos dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, afirmou a enfermeira.

Na tarde de quinta-feira, 3, mães de alunos dessa mesma escola estiveram na prefeitura para pedir nova suspensão das aulas. Elas mães solicitaram que fossem suspensas as atividades de toda a escola por temerem um possível surto. Uma das mães disse à Reportagem que “há 20 casos suspeitos só naquela escola”.

Denise Rondinelli disse que “a informação não procede; muitos estavam com alergias, sinusite, síndrome gripal respiratória, mas não com a Gripe A; o protocolo prevê que temos que suspender as aulas somente quando houver caso confirmado da doença na sala”. A direção da escola está devidamente orientada, alerta e adotou as medidas de higiene.

A distribuição do antiviral Oseltamivir (Tamiflu), que é prescrito somente com base no protocolo da Secretaria Estadual da Saúde, continua sendo distribuído gratuitamente nos Centros de Saúde para pacientes com suspeita da doença. Semanalmente o Estado faz a reposição do medicamento – São José do Rio Pardo é sede regional no esquema de distribuição.

REGIÃO

Os casos de gripe A na região subiram para 81. Em Mococa, as aulas estão suspensas em três escolas. A medida foi tomada depois da confirmação de seis novos casos em alunos com idade entre 9 e 11 anos.

MEDIDAS DE

PREVENÇÃO

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, é preciso estar atento à rigorosa higienização dos ambientes escolares, que deve ser feita dentro dos padrões estabelecidos.

Deve-se notificar a Vigilância Epidemiológica a respeito dos casos suspeitos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave): febre acima dos 38º, tosse, dispnéia (dificuldade para respirar), acompanhadas ou não de dor de garganta ou manifestações gastrintestinais, identificando, conforme o caso, a escola, classe, nome da mãe/endereço/telefone para contato











Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters