[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cientistas recomendam vacinar já crianças e adolescentes contra a nova gripe



Amanhã na revista "Science"
10.09.2009 - 19h01 Ana Gerschenfeld
Num artigo a ser publicado amanhã na edição online da revista Science, uma das mais conceituadas equipas de peritos do mundo em modelização de doenças conclui que, pelo menos nos EUA, um programa agressivo de vacinação, dirigido numa primeira fase às crianças e adolescentes entre os seis meses e os 18 anos de idade, mas progressivamente abrangendo no mínimo 70 por cento da população total, permitiria mitigar a pandemia de gripe A (H1N1) que se perfila para o Outono, reduzindo os seus efeitos aos de uma epidemia sazonal.

A equipa de Ira Longini, do Centro de Estudo do Cancro Fred Hutchinson de Seattle, analisou uma série de cenários possíveis para os próximos meses, combinando factores como a eficácia da futura vacina anti-gripe e o padrão temporal da pandemia com a observação da actual pandemia e de pandemias de gripe anteriores naquele país. E estimam que, para controlar a doença, a vacinação deveria começar pelo menos um mês antes do pico epidémico.

“As nossas estimativas da pandemia nas famílias, nas escolas e na comunidade colocam o vírus na fasquia de maior transmissibilidade”, diz Yang Yang, co-autor do estudo, em comunicado. E, embora o isolamento dos doentes e o recurso a medicamentos antivirais sejam parcialmente eficazes para travar a sua disseminação, a vacinação é o meio mais eficaz de controlo pandémico da gripe. Mesmo do ponto de vista dos custos envolvidos, salientam, a vacinação é a arma mais rentável, enquanto o fecho de escolas e outros locais de reunião são os menos rentáveis.

Mas por que vacinar crianças e jovens em idade escolar primeiro? Porque os investigadores calcularam que é entre eles que as taxas de infecção serão as maiores: a partir de um surto epidémico que se verificou numa escola de Nova Iorque no passado mês de Abril, estimaram que, no Outono, cada aluno irá infectar, em média, dois a três dos seus colegas de escola. “Tanto quanto sabemos”, escrevem na Science, “esta é a primeira estimativa da transmissibilidade da gripe pandémica nas escolas.”

Ora, como o mais provável, segundo eles, é que o padrão actual da disseminação da pandemia seja semelhante ao da pandemia de 1957-58 de gripe asiática A (H2N2), é de esperar que a sua disseminação acelere já em inícios de Setembro e que o pico pandémico seja atingido em meados ou finais de Outubro. “Neste caso”, diz ainda Longini, “a vacinação faseada deveria começar logo que possível e não mais tarde do que em meados de Setembro para ter um real efeito mitigador.” Ou seja: para estes investigadores, deve ser feita já.

Contudo, os cientistas estão cientes das limitações em termos da produção da vacina, “cuja entrega poderá vir a ser adiada até ao mês de Outubro”. “Mas dada a situação, a produção de vacina em quantidades suficientes para vacinar gradualmente pelo menos 70 por cento da população norte-americana é importante.”

Contactado pelo PÚBLICO por email, Steven Salzberg, bioinformático da Universidade do Maryland, disse-nos que “vacinar 70 por cento de uma grande população-alvo é certamente realizável – e, de facto, já foi feito antes (embora talvez não tão rapidamente).” E salienta: “A questão fundamental é que a vacinação funciona – e funciona mesmo, mesmo muito bem. De facto, é a nossa única defesa real contra a gripe.” E o estudo não vale apenas para os Estados Unidos: “em princípio”, responde, “estes resultados aplicam-se a qualquer país moderno, o que inclui todos os países da Europa, a Austrália, a Nova Zelândia, etc.”

João Vasconcelos Costa, virologista português, considera por seu lado que “dar maior prioridade à vacinação das crianças [em idade escolar] faz sentido”. Mas considera por outro lado que, devido à falta de dados sobre a Europa (e sobre Portugal em particular), as conclusões em termos de controlo da pandemia podem não ser directamente transponíveis. Para responder a essa questão, “são precisos modelos matemáticos específicos”, frisa.









Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters