[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Popularidade de Lula cai para 76,8%

8/09/2009 - 17:31 - Atualizado em 08/09/2009 - 17:38


Pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (8) pela CNT/Sensus. Gripe suína, a crise no Senado, e o impasse entre Dilma Rousseff e a Lina Vieira são os fatores apontados como causa. Mesma pesquisa mostra que José Serra ampliou vantagem em relação à Dilma
REDAÇÃO ÉPOCA

A avaliação positiva do governo federal e a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registram queda nos últimos três meses, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela CNT/Sensus. O desempenho pessoal do presidente Lula, que no fim de maio era avaliado positivamente por 81,5% da população, caiu para 76,8%. A avaliação positiva do governo caiu de 68,8% dos para 65,4%. Em março deste ano, em consequência da crise econômica internacional, a popularidade de Lula registrara a primeira queda desde setembro de 2008, mas número havia voltado a crescer em maio.

Acompanhado a queda de popularidade, a avaliação negativa do governo, que em maio era de 5,8%, subiu para 7,2%. O mesmo ocorreu com a desaprovação do desemprenho pessoal de Lula, que subiu de 15,7% para 18,7%. Segundo informações do CNT/Sensus, as regiões Sul e Sudeste foram as que mais influenciaram no resultado, principalmente entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, a gripe suína e a ineficácia do sistema de saúde, a crise no Senado, e o impasse entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, estão entre os fatores que causaram as quedas. Desses, a epidemia de Influenza e o envolvimento entre Dilma e Lina foram abordados no levantamento. A pesquisa, entretanto, não perguntou a opinião dos entrevistados em relação ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Eleições presidenciais 2010

A Pesquisa perguntou também em quem o eleitor votaria para Presidente da República em 2010. De forma espontânea (sem listas de candidatos serem apresentadas) o presidente Lula, que não pode se candidatar ao cargo, recebeu 21,2% das indicações, seguido por José Serra, possível candidato do PSDB, com 7,7% das intenções de voto. Dilma Rousseff, que deve ser a candidata do PT, apoiada por Lula, aparece em terceiro, com 4,8%, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 3,1%, e Ciro Gomes (PSB), com 1%. Geraldo Alckmin (1%), Heloísa Helena (0,9%) e Marina Silva (0,9%) completam a lista. Mais da metade dos entrevistados (58,5%) afirmaram não ter candidato.

Na pesquisa estimulada, Serra liderou todos os cenários em que apareceu, com taxas próxima a 40%, abrindo vantagem em relação à Dilma, sua principal adversária. O governador também venceu nos cenários de segundo turno apresentados pela pesquisa.


( GOSTARIA MUITO CONHECER ESSE QUESTIONARIO DA PESQUISA E EM QUAL UNIVERSO ELA É FEITA, ESSA POPULARIDADE DELE É TÃO IRREAL! QUEM FAZ AUDITORIA DESSAS PESQUISAS?)








Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters