[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mato Grosso confirma quatro mortes por gripe suína

Gripe Suína

Quinta, 10 de setembro de 2009, 13h36 Atualizada às 13h38


Juliana Michaela
Direto de Cuiabá

A Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso confirmou nesta quinta-feira quatro mortes pelo vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína. Os dois primeiros casos confirmados são do município de Rondonópolis, sendo uma mulher que era casada com um caminhoneiro que faleceu no município de Toledo, no Paraná, e uma mulher de 26 anos portadora de síndrome de Down.

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína
» Número de mortes por gripe suína em MG sobe a 36
» Mortes por gripe suína no PR sobem para 217
» Mortes por gripe suína chegam a 20 em Goiás

As outras mortes confirmadas ocorreram nos municípios de Primavera do Leste e Várzea Grande. No primeiro, a vítima era uma mulher de 39 anos, que era cardiopata e aguardava na fila a colocação de uma válvula no coração. O secretário de Saúde do município, Artur Mohr, informou que a paciente apresentou os sintomas da gripe suína no dia 18 de agosto, procurou atendimento e fez a coleta do sangue no dia 23.

O resultado do exame foi entregue no dia 1º de setembro e a paciente morreu no dia 4. "Está sendo feito o monitoramento da família. Até o momento não temos registrado entre os familiares e amigos algum sintoma da gripe suína", comentou Mohr. Ainda não há detalhes sobre a quarta vítima, do município de Várzea Grande

O Estado aguarda o resultado de exame de um óbito no município de Sorriso. A Secretaria de Saúde notificou 384 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 50 foram confirmados, 80 descartados, 117 aguardam resultado e 116 são de pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, conforme normas do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada, 657 pessoas morreram infectadas pela gripe suína no País. O Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, é o país com maior número de casos fatais da doença.









Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters