[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gripe Suína: Uberaba agora contabiliza dois óbitos em menos de dez dias



10/09/2009 às 08:48

Nas últimas semanas estão chegando a Uberaba, com uma maior frenquência, os exames relacionados à gripe suína. Entre estes puderam ser confirmados alguns casos da gripe e até mesmo de óbito. Ontem, pela manhã, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais um caso de óbito teve o resultado de exame positivo no município, totalizando duas pessoas portadoras do vírus H1N1 e dois casos de morte pela influenza A.
A segunda morte confirmada por gripe suína trata-se de uma mulher de 56 anos, que esteve internada em um dos hospitais particulares da cidade. A sua internação aconteceu no dia 15/08. No entanto, ela sentiu os sintomas relativos à Influenza no dia 10/08. Assim que comprovou a suspeita, a paciente medicada com o antiviral Tamiflu. Porém, não sobreviveu. Segundo o secretário de Saúde, Valdemar Hial, os dados clínicos desta paciente não estavam relatando nenhum agravante.
A primeira morte anunciada pelo JORNAL DE UBERABA, no último sábado (5), foi confirmada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), através da nota 102. Trata-se de uma gestante de 33 anos, que esteve internada no Hospital de Clínicas no dia 13 e morreu no dia 16 de agosto. "Esta mulher que faleceu foram constados alguns fatores que agravaram a sua situação. Além de ser uma gestante, ela era obesa, tinha eclampsia e provavelmente hipertensão. O filho sobreviveu e hoje está bem", comenta Valdemar Hial.
Segundo os últimos levantamentos realizados pela Secretaria de Saúde, estão em monitoramente 78 casos com síndrome respiratória aguda, 29 estão internados. Em relação aos exames, 50 amostras foram enviadas para laboratórios oficiais do Ministério da Saúde, 41 resultados estão sendo aguardados, sendo que dois exames são de casos de óbito. Uberaba pode computar cinco casos negativos, quatro positivos, sendo dois óbitos.
No entanto, mesmo com a confirmação de duas mortes, segundo Hial, no município não será ponderada nenhuma medida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) diferente das demais já implantadas. "Ainda iremos permanecer com o trabalho preventivo, por isso alerto à população que continue realizando a higienização como indicada desde o início. O vírus H1N1 ainda é uma incógnita para todos. Estão sendo coletadas todas as informações possíveis para ser realizado um balanço sobre esta pandemia que também foi instalada em Uberaba. E assim se preparar para os próximos anos", relata o secretário.
A expectativa é de que nos próximos dias o número de casos de gripe sofra uma queda devido à possível mudança na temperatura, visto que o vírus H1N1 não sobrevive a mais de 21°. Além disso, a instalação de uma área para pacientes com da gripe A, na Unidade de Pronto Atendimento São Benedito, teve nos últimos dias uma ótima evolução. Visto que em certo momento no local todos os 15 leitos instalados chegaram a ser ocupados; hoje a situação está mais branda.

Hospital de Clínicas - Segundo a diretora clínica do Hospital de Clínicas, Cristina Hueb Barata, atualmente sete pessoas se encontram internadas no pronto-socorro do local, dentre estas quatro estão com quadro clínico estável e três respiram com ajuda de aparelhos. Além disso, três gestantes com a suspeita da gripe suína já concluíram a medicação, com o Tamiflu. E o bebê de um mês, um dos casos confirmados com a Influenza, ainda se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva - Pediátrico, porém a sua situação clínica é estável. (GS)









Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters