[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de setembro de 2009

Produção de vacina não será suficiente

GRIPE A


A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu ontem que a produção de vacinas para a gripe A será bem menor do que as 94 milhões de doses por semana previstas em maio.

A produção será menor porque as empresas ainda estão produzindo as vacinas para a gripe sazonal, que pode ser séria para pessoas doentes e em idosos, segundo anúncio feito ontem em Genebra.

No Brasil, o Instituto Butantan, em São Paulo, fará vacinas. A produção está prevista para o ano que vem.

Na quinta-feira, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha anunciaram que destinarão parte de seus estoques de vacinas para gripe A a países considerados pobres.

A OMS elogiou a medida, afirmando que “demonstra o compromisso desses países na justiça da distribuição de recursos escassos”.

A OMS afirma que, em teoria, todas as 6,3 bilhões de pessoas do mundo devem receber pelo menos uma dose de vacina para a gripe A. Com isso, a entidade sustenta que haveria uma proteção abrangente contra o vírus, que já matou pelo menos 3.486 pessoas, segundo dados da OMS divulgados ontem.

De acordo com a entidade, os testes clínicos feitos nos Estados Unidos têm apontado que uma dose é suficiente para imunizar contra o vírus.

A maior quantidade de mortes pelo vírus ocorreu nas Américas, com 2.625 vítimas. Na região da Ásia e do Pacífico, houve 620 mortes, e na Europa, outras 140. No Oriente Médio, 61 pessoas morreram após contraírem o vírus, enquanto na África houve 40 casos fatais.

A OMS notou que a transmissão segue intensa na América do Sul e Central e na Ásia, enquanto em regiões temperadas do Hemisfério Sul, como Austrália e África do Sul, a gripe A perde força.

Genebra







Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters