[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de setembro de 2009

Morre primeiro homem com suspeita de gripe suína


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters







Thiago Esteffanato Foto: Arquivo Pessoal do Orkut
//Specify affected tags. Add or remove from list: var tgs = new Array( 'div','span' ); //Specify spectrum of different font sizes: var szs = new Array( 'xx-small','x-small','small','medium','large','x-large','xx-large' ); var startSz = 2; function ts( trgt,inc ) { if (!document.getElementById) return var d = document,cEl = null,sz = startSz,i,j,cTags; sz += inc; if ( sz < sz =" 0;"> 6 ) sz = 6; startSz = sz; if ( !( cEl = d.getElementById( trgt ) ) ) cEl = d.getElementsByTagName( trgt )[ 0 ]; cEl.style.fontSize = szs[ sz ]; for ( i = 0; i < ctags =" cEl.getElementsByTagName(" j =" 0;" fontsize =" szs[">


Romildo de Souza Andrade foi o primeiro homem com morte

Morreu na madrugada de ontem (18) o primeiro homem suspeito de ter sido contaminado pelo vírus da gripe Influenza A, mais conhecida como gripe suína.

Romildo de Souza Andrade, 30 anos, popularmente conhecido como “Gordim”, trabalhava na Metalfrio. Ele começou a sentir dores de garganta na semana passada.

Segundo o enfermeiro Paulo Eduardo de Souza Andrade, irmão de Romildo, a internação ocorreu na sexta-feira passada (11). No início, de acordo com o quadro clínico as suspeitas é que ele estivesse com uma simples amigalite. A doença começou a se agravar e na segunda-feira (14) ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Paulo Eduardo informou que foi realizado exame de raio-x detectou que o pulmão de Romildo estava “velado”, expressão usada pelos médicos para descrever a ausência de um órgão. O pulmão da vítima foi completamente tomado pelo vírus, sendo que na sexta-feira acabou tendo parada cardiorespiratória.

“O que mais nos impressiona é a progressão quase que imediata da doença, em menos de uma semana uma simples amigdalite atingiu todo o pulmão do Romildo”, declarou outro irmão da vítima, Roberto de Souza Andrade.

Os familiares ainda informaram que na segunda-feira, quando o raio-x detectou a gravidade do estado de Romildo, ele já começou a ser medicado com Tamiflu e secreções salivares do paciente foram colhidas para a realização do exame que confirma ou não a contaminação pelo vírus da gripe suína. “Até agora estamos nos escuro, não sabemos de nada, só temos desconfianças”, declarou o irmão da vítima, Paulo Eduardo.

“Muitos pensam que essa onda de gripe suína acabou. Estão todos enganados, os números de suspeitos não param de crescer. Isso é devidamente notado com o crescente número de quartos do hospital Nossa Senhora Auxiliadora que são transformados em áreas de isolamento. Sempre pensamos que isso não acontece com a gente, só sabemos da intensidade quando tal fatalidade acontece na nossa família”, desabafou Paulo Eduardo, durante o velório do irmão.

Já Roberto de Souza, aproveitou para cobrar mais atenção das autoridades sobre a gravidade da doença. “Precisamos que algo seja feito para diminuir os números de óbitos. A população deve abrir os olhos e cobrar mais medidas das autoridades competentes medidas efetivas de contenção ou tratamento contra o vírus”, finalizou.

ATENDIMENTOS

Conforme balanço divulgado ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde, 3.181 pessoas foram atendidas no Ambulatório da Gripe, desde quando ele foi ativado em julho. Nesse período, foram confirmadas duas mortes pela doença, envolvendo o sexo feminino e outros dois óbitos suspeitos, incluindo o caso mais recente envolvendo a morte de Romildo.

Das pessoas atendidas foram diagnosticadas 23 com suspeita de estarem com a Gripe A, sendo que seis foram confirmados por exames de laboratórios e outros sete casos foram descartados. Nove casos continuam aguardando o resultado dos exames. Em Setembro o número de casos atendidos caiu consideravelmente, com o registro de 465 pessoas até o dia 17. Já em Agosto, foram atendidas 2.519 pessoas.