[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de setembro de 2009

Centro de Campinas lidera mapa da droga no Disque Denúncia


Regiões da antiga rodoviária e do terminal central de ônibus são principais pontos

18/09/2009 - 20:00

EPTV


As regiões da antiga rodoviária e do terminal central de ônibus, em Campinas, lideram as denúncias sobre o trafico e uso de drogas no Disque Denúncia (3236-3040). No ranking da droga, o centro da cidade assumiu o primeiro lugar impulsionado pelo crack, substância mais barata e consumida por moradores de rua.

Depois do centro, aparecem os bairros Campos Elíseos, Santa Lúcia e Boa Vista. Nestes bairros, a maconha e a cocaína têm maior participação.

Há sete anos, quando o Disque Denúncia entrou em funcionamento, o mapa da droga em Campinas era diferente. Nos primeiros lugares estavam o Jardim São Fernando, a Vila Rica, Vila Brandina e a Vila Boa Vista, o único bairro que aparece nas duas listas.

Para o delegado Luís Henrique Jóia, responsável pelo combate ao narcotráfico na cidade, os criminosos mudaram a estrutura. Ao invés de manter poucos e grandes pontos de vendas, preferem agora se espalhar pela cidade, para dificultar a ação policial e reduzir as apreensões. “O traficante procura se atualizar e não ficar com tanta droga, para dificultar o trabalho da polícia”, disse o delegado.

Apreensão

Na quinta-feira (17) a Polícia Civil estourou um esquema de venda de drogas na Vila Carminha, região do Swift. Nove pessoas foram presas, entre elas três adolescentes que eram aliciados por uma família para vender a droga. “O tráfico de drogas é um negócio. E como um negócio precisa ser atingido em seu capital de giro, nos seus estoques e no seu custo”, disse o coordenador do Disque Denúncia em Campinas, Zeca Borges.

A repressão policial não é a única forma de resolver o problema do tráfico de drogas. Um exemplo é a revitalização do prédio da Estação Guanabara. Enquanto estava abandonada, se tornou ponto para venda e consumo de drogas. Agora, não tem mais o problema.

Denúncias de pontos de drogas devem ser informadas para o Disque Denúncia, no telefone 19-3236-3040.

VEJA VÍDEO

Baixe o Adobe Flash Player
Saiba mais







Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters