[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Primeiro caso de gripe suína é confirmado na China


Um universitário chinês, que retornou dos Estados Unidos para China no dia 8 de maio é o primeiro caso confirmado de gripe suína no país, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde.

O homem chamado Bao viajou de Saint Louis (EUA) para a China no dia 7 de maio com escalas em São Paulo e Tóquio, onde tomou um vôo da companhia aérea americana Northwest para Pequim, onde permaneceu horas antes de ir para Chengdu, quando já sentia febre, dor de cabeça e tosse.

O contagiado permanece isolado em um hospital para doenças infecciosas em Chengdu, capital da província de Sichuan. As autoridades chinesas procuram agora os 143 passageiros do avião Tóquio-Pequim da companhia Northwest Airlines, que o infectado pegou após chegar à capital japonesa vindo de Minnesota (EUA), e os 150 do vôo de Sichuan Airlines 3U8882 no qual embarcou no mesmo dia em Pequim.

Segundo Sun Hao, porta-voz do escritório de resposta urgente, 120 passageiros dos 143 do voo NW029 foram localizados, 70 estrangeiros segundo o Beijing News, e, embora sem sintomas, foram convidados a se submeter a quarentena no hotel Guomenlu de Pequim.

Nesse hotel foram isolados os viajantes do vôo do mexicano infectado e que já teve alta em Hong Kong. Sun destacou que os viajantes localizados são todos moradores de 14 distritos e arredores de Pequim. Por outro lado, o departamento de Saúde de Sichuan anunciou hoje que mais de 130 dos 150 passageiros do vôo tomado por Bao de Pequim para Chengdu estão em quarentena.

Ao não passar bem em sua chegada à capital de Sichuan, o primeiro chinês com gripe suína se dirigiu ao hospital da província e foi submetido a dois testes que deram resultado positivo, por isso que foi considerado suspeito e isolado em outro hospital de doenças infecciosas.

Trata-se do nono caso registrado na Ásia e que se soma a quatro no Japão, também viajantes vindos dos EUA, a três da Coreia do Sul, um deles uma freira coreana que veio do México, e a um cidadão mexicano em Hong Kong, que já recebeu alta.

Os casos da nova gripe no mundo chegam a 4,379 mil, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que representa um aumento de 939 infecções em um dia. O número de países que contam com casos de gripe suína é 29, e o número de mortos é de 49 (45 no México, 2 nos EUA, 1 no Canadá e 1 na Costa Rica), segundo os dados da OMS.

Em relação aos infectados nestes países, os EUA contam com 2,254 mil, 1,626 mil no México, 280 no Canadá e 8 na Costa Rica. Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: