[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Microsoft libera Windows 7 de graça por 13 meses

, GRMS libera Windows 7 de graça por 13 meses

EVELSON DE FREITAS/AE


A versão disponível para download do sistema operacional da Microsoft mescla as vantagens do Vista e do XP

LUCAS PRETTI

Softwares online se reproduzem com velocidade na internet. Entusiastas de programas livres e gratuitos se espalham pelo globo. Veem-se mais e mais casos em que a faceta criminosa da pirataria é relativizada em nome da cultura livre. O mundo da internet está mudando o mundo da computação.
Nesta semana, mais um marco dessa trajetória: a Microsoft liberou a versão “quase final’ do novo Windows de graça por mais de um ano.

O Link já falou sobre o Windows 7, o substituto do Vista, em duas outras reportagens. Uma no lançamento do programa, na feira CES deste ano, em Las Vegas (tinyurl.com/ohh5o9), outra para testar o recurso de telas sensíveis ao toque (tinyurl.com/pgxlao), uma das novidades do sistema. Agora, a notícia é que qualquer um pode testar o Windows 7 na própria máquina.

Não é a primeira vez que a Microsoft libera um sistema para testes antes da hora, mas é inédito o tempo dado para isso: 13 meses. O Windows 7 vai parar de funcionar em 1 de junho de 2010 (e desligar a cada duas horas a partir de março). Outra data importante: os downloads só ficarão disponíveis até julho, no endereço www.microsoft.com/windows/windows-7/download.aspx.


Mas por que é vantajoso instalar agora? Primeiro, porque é um sistema promissor, uma mescla – com avanços – das qualidades do Vista e do XP (veja abaixo). Segundo, porque é mais rápido do que o Vista e pode fazer diferença em computadores não tão potentes. Terceiro, porque evita a pirataria para quem não tem Windows original instalado na máquina.

Apesar de a Microsoft negar, o Windows Vista teve aceitação problemática desde o lançamento, por problemas de compatibilidade com programas antigos e de lentidão. Para rodá-lo com qualidade, é preciso de pelo menos 2 GB de memória RAM e um processador de dois núcleos, especificações acima da maioria dos PCs.

“O foco do Windows 7 é a compatibilidade. Nossos clientes pediram para sermos simples, e agora estamos sendo”, diz o gerente de produto da Microsoft Brasil, Ricardo Wagner.

Para evitar o trauma do Vista e abraçar a tendência de netbooks, a Microsoft já anunciou uma versão do Windows 7 desenhada para os laptops pequeninos. Será o fim do XP, de vez. COLABOROU JOCELYN AURICCHIO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: