[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ministério da Saúde confirma terceiro caso de gripe suína no Rio

RIO e BRASÍLIA -

O Ministério da Saúde divulgou, no ínicio da noite deste domingo, a confirmação de dois novos casos de gripe suína no Brasil, elevando para oito o total de casos no país. Um dos novos pacientes é a mãe do rapaz de 29 anos infectado por um amigo que esteve no México , internada no Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro. Esta é a segunda ocorrência conprovada de transmissão do vírus A (H1N1) em solo brasileiro. O outro caso confimardo neste domingo é o de uma pessoa do Rio Grande do Sul que esteve recentemente na Europa, que, segundo a Globonews, seria uma mulher.

Apesar do terceiro caso confirmado no Rio ser a segunda ocorrência, dentro de um mesmo grupo, de transmissão de pessoa para pessoa no país, o boletim sustenta a informação de que o contágio no Brasil permanece limitado. A nota também informa que a paciente, que estava internada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, foi tratada e tem um quadro clínico estável. O marido e outro filho da paciente estão em quarentena em casa e não apresentam sintomas da gripe.

De acordo com a BBC, o ministério afirma que 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro que tiveram o diagnóstico de gripe suína confirmado estão sendo acompanhadas e que nenhuma apresentou sintomas da doença até o momento. Outras 40 pessoas do grupo já estão fora do monitoramento.

No Rio, ainda há uma pessoa que pode estar com gripe suína, mas não seria do mesmo grupo do rapaz que veio com o vírus do México.

Já o primeiro caso gaúcho passou por vários países europeus - Alemanha, República Checa, Hungria, Áustria - e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 3 de maio, na Itália. No mesmo dia, a pessoa viajou para a Espanha e no dia seguinte chegou ao Brasil. Segundo o ministério, o paciente procurou o serviço de saúde local no dia 7, foi medicado e passa bem.

O número de casos suspeitos da doença no país caiu de 30 para 18, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, 156 suspeitas já foram descartadas após a realização de exames laboratoriais. Vinte e cinco pessoas continuam em monitoramento, em dez estados.

Duas pessoas que viajaram com o jovem de 21 anos que contraiu a doença depois de viajar para Cancún, no México , estariam com sintomas da gripe e receberam a recomendação de fazer o isolamento domiciliar. Eles chegaram ao Rio neste domingo, num voo vindo de Miami, junto com outras nove pessoas que estiveram com o jovem morador da Ilha do Governador . De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohman, outras duas pessoas também estariam com suspeitas da gripe, mas depois de passarem por uma avaliação de técnicos da Anvisa, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, não tiveram a recomendação de isolamento. (Fotogaleria: Máscaras no Galeão)

O voo 905 da American Airlines que estava com o grupo de moradores da Ilha do Governador que participou de torneio de futebol em Cancún, no México, desembarcou na tarde deste domingo, no aeroporto Tom Jobim, depois que precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. De acordo com o subsecretário de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, uma passageira do voo sofreu um enfarte e foi internada em uma UTI no Hospital Santa Júlia, na capital do Amazonas. Segundo Soranz, ela seria uma médica, de 40 anos, e faria parte do grupo que esteve em Cancún.

O secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohman (de camisa azul clara e calça bege), esteve neste domingo no Terminal 1 do Galeão, por causa da gripe suína - Foto André Teixeira / Agência O Globo

O governo do Estado do Rio criou na internet uma página com objetivo de prestar informações sobre a gripe suína . Por meio do endereço eletrônico www.riocontragripea.rj.gov.br, a população pode ser informada sobre os sintomas da gripe e os modos de transmissão, além de endereços de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais preparados para atender pessoas com suspeitas de terem contraído o vírus da doença. No site, a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil disponibilizaram um telefone (3523-4025) para que as pessoas possam tirar qualquer tipo dúvida.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: